Passados três meses da implantação do sistema de teleagendamento para marcações de consultas na cidade, o Prefeito Jairo Jorge e o Secretário de Saúde Leandro dos Santos anunciaram nesta quinta-feira, 14, adaptações para ampliar e melhorar ainda mais o atendimento à comunidade canoense. Veja quais são as principais:
* Criação da equipe de orientação ao idoso: a partir do próximo dia 18, quatro equipes de agentes comunitários de saúde irão mapear os cerca de 40 mil idosos da cidade separando-os por quadrante, que serão monitorados via sistema as consultas marcadas e realizadas. As mesmas equipes irão fazer visitas domiciliares com a orientação de como marcar a consulta. Além disso, será implantada uma reserva de 20% da agenda para consultas a idosos. 48 horas antes do preenchimento desta cota, se a vaga estiver livre, ela será disponibilizada à população em geral.
* Abertura das Unidades aos sábados: dez médicos irão atender a partir do dia 23 de junho nas Unidades Básicas de Saúde UBS Guajuviras II, UBS Caic, UBS Fernandes e UBS Niterói, onde há maior procura por parte da população. Os médicos foram contratados em caráter emergencial para atender 1.280 novas vagas por mês, 320 vagas por sábado. Já a partir desta sexta-feira, 15, a agenda para os sábados estará disponível para a população, somente para consultas marcadas, das 8h às 17h.
* Ampliação da agenda para Estratégia da Saúde da Família: os atendimentos nas Unidades que pertencem à Estratégia da Saúde da família, de 11 para 31 equipes da ESF, com contratação de 85 agentes de saúde para o atendimento em 13 unidades que possuem ESF. Serão mais de 3 mil novas consultas para pacientes atendidos no sistema.
* Regulamentação do número de consultas por paciente: a Secretaria de Saúde detectou muitos casos em que cidadãos marcaram até 17 consultas no período de 12 semanas de sistema. Para abrir uma agenda mais ampla e possibilitar o acesso de todos com mais agilidade, o sistema regulamentará uma consulta por mês na mesma subespecialidade. Esta regulamentação não prejudica em nenhum momento o paciente, pois se este não se sentir bem, poderá procurar uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento da cidade (em alguns dias serão cinco, uma delas aberta 24 horas) ou os três hospitais da cidade (Hospital Universitário, Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital de Pronto Socorro).
* Abertura da UPA IDOSO, que funcionará onde hoje está a UPA 16 horas no bairro Rio Branco. A UPA Idoso, após algumas adaptações, deverá funcionar a partir do início de julho e atenderá das das 7h às 19h, de segunda a sábado.
Três meses apresentam números com incremento de 40% em marcações:
O prefeito Jairo Jorge apresentou também o balanço de três meses de operação do sistema no município. O Canoas Saúde possibilitou ao cidadão o acessoa consultas e exames sem a necessidade filas, às vezes na madrugada, como acontecia anteriormente. Além disso, 133.500 cidadãos já fizeram o seu cartão Canoas Saúde, gratuitamente. 148.728 pessoas ligaram para a Central para marcarem suas consultas. Destas, 115.808 agendaram consultas básicas com médicos da saúde da família, ginecologistas, pediatras e dentistas, um contingente de 40% a mais do que o marcado em 65 dias úteis pelo sistema antigo. Ao saírem do consultório na Unidade Básica de Saúde, 45.787 pacientes marcaram consultas especializada e outras 54.008 pessoas encaminharam e marcaram exames.
Em relação às ligações, uma pesquisa com os usuários apontou que 55% das pessoas conseguiram a ligação entre uma e cinco tentativas, sendo que 16% foram atendidos na primeira tentativa. O tempo de conversação média com o atendente foi de 4min10seg e o de espera para o atendimento em torno de 10 minutos. As consultas especializadas mais marcadas no período foram Oftalmologia, Traumatologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cardiologia Adulto, Neurologia e Ortopedia.
Mais de 21 mil pessoas faltaram a consultas em três meses:
Ao marcar a consulta, o cidadão recebe sempre na conversa a orientação sobre o dia e hora marcados, além da UBS e o médico que farão o atendimento. Além disso, 24 horas da consulta especializada, tem no celular mais um lembrete: um torpedo lembra da marcação. Ainda assim, 21.383 pessoas faltaram a consultas básicas até 31 de maio (23% de faltas de 92.131 consultas marcadas no período). A abstenção a exames também foi alta: 5.687 não foram a consultas especializadas até 31 de maio (20,8% de faltas em 27.329 consultas especializadas marcadas no período). Nos exames, também há um registro considerável de faltas: 1.725 a exames agendados até 31 de maio (5% de faltas em 36.450 pessoas com exames agendados até 31 de maio). A partir desta sexta-feira, o usuário receberá uma mensagem SMS sobre a falta e será lembrado disso quando marcar novamente a consulta.
Fonte:Secom/PMC