Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Bactéria pode ter causado a morte de 50 cabeças de gado

Uma bactéria conhecida por clostridiose é a suspeita clínica apontada pela Inspetoria Veterinária para a morte de 50 cabeças de gado de corte e de leite, em uma propriedade rural na localidade de Carajazinho, interior de Entre-Ijuís, na região das Missões. Conforme o veterinário Juarez Dalla Corte, a bactéria é um tipo de carbúnculo que encontra-se no solo e se apresenta após períodos extensos de estiagem onde os animais ficam com a imunidade mais baixa.
Corte adverte, porém, que podem ser várias outras as causas de mortes em que não se pode observar, previamente, sintomas que dêem pistas para um diagnóstico imediato ou conclusivo. “É sempre recomendável uma investigação mais aprofundada, incluindo-se o exame laboratorial”, afirmou.
Os técnicos do Estado já vacinaram outras cabeças de gado da propriedade, a fim de evitar novas mortes. Porém, a vacina demora uns 15 dias para ter efeito. Conforme o criador de gado, Constancio de Souza Batista, a mortandade começou a ser registrada na segunda-feira. Na propriedade, ele criava 208 animais. “Vacinei o gado há cerca de cinco dias”, contou, estimando um prejuízo superior a R$ 100 mil.
Fonte:CP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presidente Lula publica nota de Solidariedade ao povo do Paraná

"Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em G...