A tradicional fumaça branca, visível do alto do Vaticano, confirma que um dos 133 cardeais votantes atingiu os dois terços necessários — ao menos 89 votos — encerrando oficialmente o conclave e marcando o início de um novo pontificado.
E a grande surpresa foi revelada minutos depois, da sacada central da Basílica de São Pedro.
O cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, pronunciou a tradicional saudação em latim: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam!” — “Anuncio-vos com grande alegria: temos um papa!” — e em seguida revelou ao mundo o nome do novo líder da Igreja Católica: o cardeal americano Robert Francis Prevost, que escolheu se chamar Papa Leão XIV.
Nascido nos Estados Unidos, Prevost era até então prefeito do Dicastério para os Bispos e membro influente da Cúria Romana.
Sua eleição representa um marco histórico, por se tratar de um papa vindo da América do Norte, fato inédito na história da Igreja. Leão XIV sucede o papa Francisco, falecido recentemente após 12 anos à frente da Igreja Católica, e assume a missão de guiar mais de 1,3 bilhão de fiéis ao redor do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário