Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Habemus Papam

Pela primeira vez na história, um norte-americano assume o comando da Igreja Católica. 

O cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito Papa Leão XIV, em cerimônia realizada no Vaticano, marcando o início de um novo pontificado.

A escolha é histórica: é a primeira vez que um papa vem dos EUA, país que nunca havia ocupado a liderança máxima da Igreja, mesmo com seu peso global. 

Prevost já era uma figura influente na Cúria Romana, como prefeito do Dicastério para os Bispos, e agora passa a ser o guia espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.

Em um momento histórico para a Igreja Católica, o novo Papa Leão XIV fez sua primeira aparição pública na sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta tarde , minutos após o anúncio oficial do "Habemus Papam". 

Ovacionado por milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, o pontífice saudou o mundo e concedeu a tradicional bênção apostólica "Urbi et Orbi" ("à cidade e ao mundo").

Em clima de comoção, o novo Papa apareceu vestido com a batina branca e acompanhado por cardeais, acenando à multidão antes de dirigir suas primeiras palavras ao povo católico. 

Durante sua fala, o novo líder da Igreja Católica agradeceu a confiança dos cardeais, pediu orações e expressou seu desejo de servir com humildade, paz e amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Surpresa na eleição Papal

Às 18h07 no horário local (13h07 em Brasília), a fumaça branca subiu pela chaminé da Capela Sistina, emocionando fiéis de todo o mundo: os c...