O cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito Papa Leão XIV, em cerimônia realizada no Vaticano, marcando o início de um novo pontificado.
A escolha é histórica: é a primeira vez que um papa vem dos EUA, país que nunca havia ocupado a liderança máxima da Igreja, mesmo com seu peso global.
Prevost já era uma figura influente na Cúria Romana, como prefeito do Dicastério para os Bispos, e agora passa a ser o guia espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.
Em um momento histórico para a Igreja Católica, o novo Papa Leão XIV fez sua primeira aparição pública na sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta tarde , minutos após o anúncio oficial do "Habemus Papam".
Ovacionado por milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, o pontífice saudou o mundo e concedeu a tradicional bênção apostólica "Urbi et Orbi" ("à cidade e ao mundo").
Em clima de comoção, o novo Papa apareceu vestido com a batina branca e acompanhado por cardeais, acenando à multidão antes de dirigir suas primeiras palavras ao povo católico.
Durante sua fala, o novo líder da Igreja Católica agradeceu a confiança dos cardeais, pediu orações e expressou seu desejo de servir com humildade, paz e amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário