Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Meu número está me ligando o que fazer?


 O que fazer nessa situação, que tem sido frequente? Sim, muitas pessoas têm recebido ligações com o próprio nome ou número do telefone exibido na tela. Se acontecer, é importante ter cautela, pois pode ser sinal de golpe ou tentativa de fraude. 

Essa prática é conhecida como spoofing, tática pela qual os golpistas falsificam o número de telefone para enganar as pessoas.

O site do Serasa dá as seguintes orientações:

• NÃO ATENDA: evite atender à chamada se o número exibido for o mesmo que o seu. 

Deixar a chamada ir para a caixa postal ou simplesmente ignora-la pode ser a melhor opção.

• NÃO RETORNE A CHAMADA: após deixar a chamada cair, ela aparece como ligação perdida com o número exibido. 

É possível que, ao retornar a chamada, você seja redirecionado para um número de criminosos e entre em algum esquema fraudulento.

• DENUNCIE: alerte a sua operadora de telefonia e informe sobre a chamada em que o seu próprio número foi falsificado. 

Eles poderão fornecer orientações adicionais e registrar o incidente.

• BLOQUEIE: se receber chamadas com frequência de números desconhecidos ou seu próprio número falsificado, considere utilizar recursos de bloqueio de chamadas ou aplicativos de bloqueio para evitar receber essas chamadas indesejadas.

Lembre-se de que o spoofing de chamadas é uma prática ilegal em muitas jurisdições, mas os golpistas estão sempre procurando maneiras de contornar as medidas de segurança. 

Manter-se informado e tomar precauções é essencial para proteger-se contra possíveis fraudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...