Em Santa Catarina o setor turístico é responsável
por 13% do PIB do Estado e beneficia diversos setores. Se indústria turística
cresce, a hotelaria segue a tendência e busca se adaptar ao mercado e ao
consumidor.
Segundo o estudo desenvolvido pelo Panrotas -
Empresa de comunicação, eventos e inteligência de mercado para a indústria de
Viagens e Turismo, e apresentado no Fórum PANROTAS 2019 “Turismo, consumo &
aeroporto: o super turista brasileiro", 94% dos brasileiros têm interesse
em viagem e Turismo. A pesquisa foi realizada no Aeroporto de Guarulhos (SP) e
mostra que viajar está entre os principais sonhos dos brasileiros (14%),
estando atrás apenas do sonho da casa própria (31%), independência/estabilidade
financeira (19%) e realização profissional (17%).
“A ABIH-SC está atenta ao momento propício para a
hotelaria e realiza este grande encontro, 32º Encatho e Exprotel, como forma de
proporcionar ao setor um encaminhamento direto às novidades e tendências de
mercado”, pontua Osmar José Vailatti, Diretor-presidente da ABIH-SC.
O tema do Encatho segue a tendência do setor
hoteleiro, que está investindo em desenvolvimento dos colaboradores e
melhorando as práticas de gestão para acompanhar tendências que estão causando
grandes impactos na hotelaria. O momento é de planejar, acompanhar mudanças e
tendências, organizar, atualizar-se e investir. O setor enfrenta mudanças tanto
no modo de oferecer como no modo de consumir. O cenário aponta que há entraves,
gargalos que devem ser superados.
As plataformas como Airbnb, trouxeram para o mercado
uma nova expectativa na locação de meio de hospedagem que modificam o
pensamento tradicionalista e mostra que é preciso inovar, acompanhar, criar
opções diferenciadas de leitos e de serviços e mostrar estes diferenciais
trazidos pelo serviço hoteleiro, além de torná-lo mais atrativo.
A tecnologia está embutida em toda parte e em
qualquer ramo da economia e na hotelaria não é diferente, mas, é preciso saber
usar, integrar os canais, os meios, tornar funcional para atrair, conhecer o
hóspede, fidelizar. Entram aqui as tendências dos programas de fidelidade, para
diferenciar o produto. Importante salientar que é preciso alinhar os programas
de fidelidade considerando quanto os clientes estão dispostos a gastar, se são
recorrentes, entre outros pontos a serem observados.
O mobile se torna protagonista e aponta que as
pessoas estão até mesmo dispostas a pagar mais para comprar por aplicativos,
através de ofertas personalizadas e segmentadas. A inteligência artificial
implantada nos setores de comunicação com o público-alvo vem trazer facilidade
e agilidade ao processo. Tecnologia usada para divulgar, para vender, para
gerenciar, sanar dúvidas, facilitar a vida do gestor, dos funcionários e dos
hóspedes traz retorno para todos os lados envolvidos.
No Encatho serão realizados encontros e palestras
para promover reflexão, integração, troca de experiências e capacitação do
setor no que tange novas tecnologias, leis, adaptações, planejamento, marketing,
segurança, gestão, economia e diversos outros assuntos inerentes a promover um
turismo lucrativo e de qualidade. O encontro abre também espaço para o Simpósio
de Governança, encontros e reuniões do trade e exposição e comercialização de
produtos, tecnologias e serviços na Exprotel, com centenas de marcas que
estarão no espaço para contribuir para o bom funcionamento dos negócios e da
excelência em atendimento. As negociações durante a feira serão diretas, sem
intermediário, com ofertas exclusivas e diferenciadas.
Fonte: Vânia Monteiro e Adriana Bonin - VM
Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário