Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Encerrado o Exercício Conjunto Arandu

Foi encerrado ontem o Exercício Combinado Arandu, uma manobra militar conjunta que reuniu os exércitos do Brasil e da Argentina na Região Central do Rio Grande do Sul. 
O treinamento de adestramento envolveu cerca de 2,8 mil militares — sendo 400 argentinos — e mais de 600 viaturas blindadas e operacionais, concentrando-se principalmente no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), em Rosário do Sul, além de atividades nos municípios de Santa Maria e Faxinal do Soturno.
O evento marcou o encerramento do ciclo 2024–2026 da iniciativa, cujo objetivo principal é consolidar a interoperabilidade estratégica, o intercâmbio de doutrinas e a aproximação entre as forças armadas dos dois países. 
Comandantes de ambas as nações destacaram que o intercâmbio constante assegura que os exércitos compartilhem táticas e procedimentos, preparando-os para atuar com eficiência em eventuais operações combinadas no campo de combate.
A fase final incluiu manobras diretamente no terreno utilizando os Dispositivos de Simulação e Engajamento Tático (DSET), tecnologia a laser que mede em tempo real a trajetória e o impacto de disparos.
Houve demonstrações de tiro real no Polígono de Tiro Tenente De Lacerda com blindados como o Guarani e o Centauro II BR (Brasil), o Stryker e o TAM 2C-A2 (Argentina), além de carros de combate Leopard 1A5 BR e lançamentos de foguetes do sistema Astros.
A programação também compreendeu incursões aeromóveis, infiltrações de paraquedistas e forças especiais com o apoio de aeronaves de transporte militar (como o KC-390 brasileiro e o Casa C-212 argentino), além de exercícios de travessia de cursos d’água pela engenharia do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encerrado o Exercício Conjunto Arandu

Foi encerrado ontem o Exercício Combinado Arandu, uma manobra militar conjunta que reuniu os exércitos do Brasil e da Argentina na Região Ce...