Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Falece o folclorista João Carlos D Avila Paixão Côrtes


Faleceu nesta tarde o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D'ávila Paixão Côrtes, o tradicionalista tinha 91 anos, e foi um dos homens mais importantes da cultura gaúcha. Fundador do 35 CTG , pesquisador de danças tradicionais. Ele estava internado no Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre, onde tentava se recuperar de complicações após ter fraturado o fêmur.
No ano passado, o folclorista anunciou sua despedida da vida pública, para cuidar da saúde. Conforme carta divulgada pela família na ocasião, Paixão seguiria “organizando e enriquecendo seu extenso acervo documental de pesquisas”. Parte dessa organização consistia em editar um livro de  700 páginas sobre danças tradicionais.
Com suas pesquisas, Paixão ajudou a documentar os costumes e a arte do homem do campo.
Paixão Côrtes, serviu de modelo para a estátua do Laçador de Antonio Caringi, que está colocada junto ao Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.
O governo do Estado decretou luto oficial de 3 dias e colocou o Palácio Piratini a disposição da família para o velório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...