Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Você sabe de onde vem a erva-mate do seu chimarrão?

No espaço da Emater/RS-Ascar na 41ª Expointer, na quadra 9, você pode conseguir erva-mate para o seu chimarrão e ainda ficar sabendo a procedência do produto e quais as empresas no Estado com certificação. Um das principais tradições do gaúcho é o chimarrão e a garantia de uma boa erva-mate pode ser conseguida com um produto certificado. A Emater/RS-Ascar certifica no Estado dez marcas e outras três estão em processo.
A certificação feita pela Instituição abrange práticas agrícolas, acompanhamento técnico, atividade de transporte, industrialização, gestão ambiental e da qualidade, além de aspectos relativos à segurança dos trabalhadores. "As indústrias procuram nossos serviços porque buscam um meio de garantir a qualidade dos seus produtos frente aos consumidores. Aquelas que conseguem nos informam que o retorno financeiro é imediato”, explica a classificadora da Emater/RS-Ascar, Salete Frare.
No Estado existem cinco polos de produção de erva-mate, que são o Vale do Taquari, o Alto Taquari, a região Planalto Missões, Alto Uruguai e Nordeste Riograndense. Segundo Antônio de Borba, engenheiro florestal da Emater/RS-Ascar, 60% da matéria prima para a produção de erva no Estado vem do Alto Taquari, que é composto por Ilópolis, Arvorezinha, Putinga, entre outros municípios vizinhos.
Além de apresentar o processo de certificação da erva-mate, os extensionistas explicam aos visitantes os detalhes relativos à classificação de outros produtos para o consumo humano, como arroz, feijão, lentilha, maçã, uva, laranja, entre outros.

Fonte: Emater/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imigrantes venezuelanos chegam hoje a Canoas

Nesta tarde, casais venezuelanos com filhos desembarcarão no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e seguem até Canoas. As famílias fi...