Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Ceia de páscoa judaica será realizada na Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Porto Alegre vai sediar um evento histórico no neste dia 11 de abril. Pela primeira vez será realizado dentro de uma igreja católica – a Catedral Metropolitana de Porto Alegre -, uma ceia de páscoa judaica – o seder de Pessach. "É provavelmente o primeiro no mundo, já que não se tem registro de nada semelhante", diz o rabino Guershon Kwasniewski, da sinagoga Sibra.
Guershon conta que a ideia surgiu em uma conversa com o bispo auxiliar, Dom Leomar Brustolin. "Surgiu da curiosidade e da vontade de sairmos da esfera da liderança religiosa para estender esse diálogo para as comunidades. Será um momento de profunda espiritualidade em que iremos transitar pelos rituais judaicos, além de experimentar os pratos feitos especificamente para a páscoa", complementa o rabino.
Para o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, a experiência vai ao encontro daquilo que o Papa Francisco pede. "Ou seja, construir pontes, espaços de aproximação e diálogo, e também de fé". Além de Dom Jaime, toda a cúpula da igreja participará.
O ritual será 100% judaico, contemplando 15 passos da liturgia e todos os alimentos típicos da cerimônia. A ceia ocorrerá a partir das 19h30 no salão nobre da Catedral. Todos os ingressos colocados à venda já foram comercializados. Serão 300 pessoas reunidas, entre as comunidades judaica e católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...