Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com a meningite

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que segue os protocolos de prevenção e tratamento da meningite da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde e que, em relação aos casos registrados no Município de Cachoeirinha, foram adotadas todas as medidas preconizadas.
A SMS informa também que as ações de tratamento e bloqueio devem ser restritas aos contatos diretos dos indivíduos que foram diagnosticados com a doença, ações essas já adotadas pelo Município de Cachoeirinha e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Uma das medidas mais importantes e simples que existem para evitar a doença é lavar bem as mãos, especialmente antes de comer, não compartilhar copos e talheres e manter os ambientes arejados com ventilação natural. Devem ser evitados locais fechados, pouco arejados e com grande concentração de pessoas.


Vacinação:

O protocolo clínico para tratamento não indica a vacinação em massa da população, e as ações de bloqueio devem ser restritas aos contatos diretos.
As vacinas contra a meningite fazem parte do calendário básico de vacinação da criança e, em caso de dúvidas, os usuários procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

O que é a meningite:


A meningite é uma doença que provoca febre, dor de cabeça e rigidez da nuca. Ocorre quando as membranas que revestem o cérebro e a medula ficam inflamadas. A inflamação pode ser causada por vírus e bactérias, e os sintomas são semelhantes nos dois casos.

Sintomas:


Os sintomas da meningite bacteriana costumam ser repentinos e as pessoas podem ficar muito doentes em pouco tempo. Os sintomas mais comuns incluem: febre (porém algumas pessoas podem se apresentar com temperatura corporal abaixo do normal); dor de cabeça; rigidez do pescoço; náuseas ou vômitos; confusão mental, sonolência; desconforto visual com a luz e claridade; manchas vermelhas ou roxas na pele; convulsões.

Os sintomas são mais difíceis de ser identificados em bebês. Podem ser observadas recusa alimentar, sonolência ou agitação não habitual e maior tensão nos tecidos da cabeça.

As pessoas com algum desses sintomas deve procurar um Serviço de Saúde (UPAs ou emergências hospitalares) o mais rápido possível para serem avaliadas.



Fonte: Luiz Roese  Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...