Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Abertura oficial de vacinação contra aftosa acontece dia 30 de abril

O Grupo Executivo da Febre Aftosa (GEFA) esteve reunido hoje  na Secretaria da Agricultura para aprovar minuta da portaria que regulamenta as etapas de vacinação contra a febre aftosa em 2014. A publicação deve acontecer ainda nesta semana. Obrigatória, a vacinação começa entre os dias 1º e 31 de maio. No Estado, devem ser imunizados aproximadamente 13,8 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.
A abertura oficial está marcada para o dia 30 de abril, em Santa Rosa, após evento sobre a evolução de status sanitário do Rio Grande do Sul, que vai ocorrer durante programação da Fenasoja.

RS é único Estado a fornecer vacina a pecuaristas familiares:

O Rio Grande do Sul é o único Estado brasileiro a doar vacinas para pequenos produtores e pecuaristas familiares. Ao todo são cinco milhões de doses gratuitas para propriedades com até cem animais e enquadradas nos critérios do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) e Pecfam (Programa Estadual de Desenvolvimento de Pecuária de Corte Familiar). Mais da metade das vacinas já está no estoque da Secretaria da Agricultura. As demais serão distribuídas entre 28 e 30 de abril.

Capacitação de casas agropecuárias:

Todas as casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria da Agricultura para a venda da vacina contra a febre aftosa passaram, nos meses de março e abril, por treinamento para o armazenamento e comercialização do produto. Quatrocentos estabelecimentos foram capacitados com o objetivo de que as doses cheguem adequadamente ao produtor. A principal recomendação é manter vacina refrigerada no estabelecimento entre 2° e 8° Celsius. Além das condições de armazenagem, também foram abordados conceitos e legislação sobre o tema.

Inquéritos de eficiência vacinal e circulação viral ocorrerão em 2014:

Conforme determinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a cada dois anos é necessário realizar inquérito soroepidemiológico de eficiência vacinal. No RS, será realizado este ano. Serão coletadas amostras em localidades e propriedades sorteadas entre todas as cadastradas na Seapa. O objetivo é comprovar eficiência da imunização do rebanho que, na etapa de novembro, segunda etapa da vacinação, chegou a 97,9% do total.
Outro procedimento ao longo de 2014 será o estudo de circulação viral. Com ele, pretende-se comprovar que o vírus da febre aftosa não circula nos rebanhos do Estado. Os dois testes serão realizados em propriedades diferentes escolhidas de forma aleatória. 

Fonte: Thais D'Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...