Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Bonecos Caganer

Uma empresa da Catalunha faz sucesso mundial com pequenos bonecos conhecidos como 'caganers', usados em presépios e decorações nas festas de Natal. Os bonecos 'homenageiam' personalidades famosas que são reproduzidas agachadas e com a calça arriada, simulando a posição de um famoso santo nacional, que é sinônimo de fertilidade e da necessidade de fertilizar a terra para uma boa colheita no ano seguinte. A origem da estranha tradição data do século XVIII.
Entre as novidades para este ano, a empresa lançou figuras de alguns famosos brasileiros, entre eles a presidente Dilma Rousseff, o jogador Neymar e o mascote da Copa 2014, o Fuleco. A empresa tem em seu catálogo também o boneco do ex-presidente Lula. O boneco caganer é um símbolo de boa sorte e felicidade na tradição catalã.
O boneco da presidente Dilma tem o mesmo preço dos bonecos de outros políticos famosos, como Barack Obama e Angela Merkel: 16 euros, o equivalente a cerca de R$ 48,00. O boneco Fuleco também custa 16 euros, mas a empresa tem opções de bonecos mais baratos, como o que representa um jornalista: 12 euros, ou R$ 36,00.
O caganer é uma tradição catalã que já existe há mais de dois séculos e é sempre posicionado no presépio de Natal.
Entre os famosos homenageados pela empresa catalã encontram-se ainda o presidente Fidel Castro, a ex-primeira dama francesa Carla Bruni, o mestre Yoda do filme Star Wars, Batman, Bob Esponja, Bob Marley e centenas de outros. Os bonecos são vendidos no site www.caganer.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edição histórica de 45 anos do Festival começa hoje

A partir das 17h, a edição histórica do 45º Festival de Cinema de Gramado estará oficialmente aberta. A cerimônia de abertura acontece na...