Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas e Estado estudam ampliação de serviços hospitalares para aumentar repasse de receitas


A possível ampliação dos serviços nos três hospitais de Canoas: o Hospital Nossa Senhora das Graças, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Hospital Universitário de Canoas (HU) pautou a reunião da Prefeitura de Canoas com o Governo do Estado. 
Na tarde desta terça-feira , o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, avaliaram soluções para os desafios financeiros e operacionais enfrentados com a redução dos repasses do Estado a partir da implementação do Programa de Incentivos Hospitalares – Assistir.

“A reunião com a secretária Arita marca um passo importante na busca por soluções conjuntas para os desafios da saúde pública de Canoas. 
Estamos estudando alternativas para amenizar os cortes de recursos previstos com o programa Assistir e ainda qualificar os atendimentos de saúde à população”, salientou o prefeito Nedy. 
Ele completou ainda: “recuperar a saúde da nossa cidade é nossa prioridade”.

O encontro, que contou com secretários de governo de Canoas e com diretores e profissionais da Regulação do Estado, teve como foco principal a revisão dos recursos destinados ao HU e ao HPSC, além da implementação de medidas para otimizar a regulação municipal dos serviços de saúde. 
Nos próximos dias, ficou alinhado que Canoas deve receber nova capacitação para o uso da ferramenta de Gerenciamento de Consultas do Estado (Gercon RS), que permite priorizar, através da informatização, as demandas por consultas especializadas mais graves e urgentes. 
O prefeito quer retomar a implantação do sistema, que foi descontinuado, a partir de março de 2023, quando Nedy deixou o cargo de prefeito em exercício.

O secretário da Fazenda de Canoas e Interventor do HU e do HNSG, Luis Davi Vicensi, explicou que desde a implementação do Assistir em 2022 até o início deste ano, já foi reduzida a quantia aproximada de 23 milhões de reais para os hospitais de Canoas. 
“O município de Canoas investe aproximadamente 30% de receita constitucional em saúde, onde o patamar mínimo exigido é 15%. 
Ou seja, já contribuímos com quase o dobro de valor, não havendo mais espaço financeiro para essa compensação”.

Davi afirmou que os hospitais têm capacidade para oferecer mais serviços para a população em parceria com o Governo do Estado. 
“Com a criação do Comitê para a Reorganização dos Serviços Hospitalares de Canoas, nos próximos 15 dias queremos sinalizar em quais especialidades podemos ampliar os serviços, desde que possamos contar com novas receitas do Estado”.

A secretária Arita Bergmann mencionou a importância da regulação no município, especialmente em relação ao HPSC e o progresso na gestão e atendimentos do HU. Após o anúncio de revisão dos parâmetros e percentuais, a Secretaria Estadual da Saúde propõe avaliar, junto aos municípios, possíveis ampliações de serviços que se alinhem ao programa Assistir, visando a redução do déficit operacional dos hospitais.

 
Fonte: Clarissa Colares / Ecom PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...