Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas cria comitê de enfrentamento ao Aedes aegypti


 Com 262 casos de dengue confirmados, sendo 257 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e cinco importados, Canoas lançou o Comitê de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti). 

A comissão foi oficialmente instalada nesta manhã , no campus da Ulbra. 

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento de sensibilização e conscientização reuniu mais de 300 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, assim como autoridades municipais e representantes da comunidade.

O grupo surge como uma força-tarefa multidisciplinar, engajando diferentes setores da administração pública e da sociedade em ações efetivas de enfrentamento à dengue, atuando na prevenção, controle e conscientização. 

“Essa semana estive acompanhando o trabalho de pulverização no bairro Estância Velha. 

Precisamos garantir uma rápida resposta ao crescente número de casos da doença na nossa cidade”, salientou o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, que assinou a criação do Comitê.

“A dengue é uma preocupação nacional que necessita da conscientização de todos para a prevenção. 

Nós temos que chegar antes que o mosquito chegue”, frisou o secretário de Saúde, Jurandir Maciel. 

Ele destacou que o Comitê conta com a participação de diferentes secretarias, como a Educação, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, entre outras.

Participam da comissão, ainda, representantes da Fundação Municipal de Saúde, dos três hospitais da cidade, UPAs, entidades empresariais e comerciais. “Queremos envolver toda a população canoense, Base Aérea de Canoas, bem como os estudantes, instituições religiosas e comerciais, nesta grande campanha de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Juntos vamos vencer essa guerra e salvar vidas”, pontuou Jurandir, coordenador do comitê.

“Valorizo muito e considero extremamente importante o trabalho de prevenção realizado pelos agentes de saúde e dos agentes de endemias. 

É a união de esforços, com atenção também do Legislatio, que vai colaborar para amenizar o impacto da dengue em Canoas”, observou o vereador Airton Souza, que representou a presidência da Câmara Municipal de Vereadores no lançamento.


Sensibilização alerta sobre criadouros e orientações de fluxos para atendimentos de casos suspeitos :

Durante o evento, o médico veterinário e técnico da Vigilância em Saúde/SMS de Canoas, Roger Halla, palestrou reforçando as orientações sobre o vetor das arboviroses, o Aedes aegypti, que é o mesmo transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. 

A epidemiologia básica dessas doenças, a biologia do vetor, potenciais criadouros, sinais e sintomas e medidas de prevenção foram abordadas na apresentação de Halla.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue, conscientizando a população, fiscalizando possíveis focos e realizando ações de combate ao mosquito adulto Aedes aegypti, em diferentes bairros. Com surto epidêmico identificado, o bairro Estância Velha contabiliza, atualmente, 168 casos. 

A localidade tem recebido visitas dos Agentes de Endemias, eliminando criadouros e constantes aplicações de inseticidas para diminuir a proliferação do inseto.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 32361079.


*Casos confirmados em Canoas 2024:

262, sendo 257 autóctones e 5 importados.

Segue a distribuição dos casos por bairro:

Bairros:

Estância Velha: 168

Guajuviras: 37 ( autóctones) + 1 (importado)

Olaria: 13

Harmonia: 7

Marechal Rondon: 6 autóctones e 1 (importado)

Nossa Senhora das Graças: 9 (autóctone) e 1 (importado)

São José: 1 autóctone + 1 (importado)

Centro: 1 (importado)

Rio Branco: 3

Mathias Velho: 4

Niterói: 6

Mato Grande: 1

Igara: 2

A Secretaria de Saúde informa que, atualmente, há 275 casos em investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...