Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas vai ampliar número de consultas especializadas para pacientes do SUS

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde deve realizar a contratação imediata de clínicas médicas ou profissionais particulares para atender 18 diferentes especialidades. 

Com isso, a Prefeitura projeta ampliar o volume de atendimentos pelo SUS, passando de 1.252 para até 10 mil consultas mensais.

A iniciativa vai substituir o antigo serviço de telemedicina, que no dia 1º de novembro do ano passado, recebeu apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), indicando sobrepreço. 

O contrato foi assinado em 29 de dezembro de 2021 e descontinuado em janeiro deste ano.

“Entendemos a relevância da telemedicina, mas não podemos continuar com um projeto que apresenta sobrepreço. 

É nosso dever como gestor público garantir que os recursos dos contribuintes sejam utilizados de forma eficiente e transparente. 

Por isso, optamos por, não apenas interromper o contrato, mas, principalmente, encontrar uma alternativa viável para atender às necessidades de saúde da nossa população”, salientou o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.

“A contratação deve contemplar dois modelos, tanto consultas físicas presenciais como presenciais virtuais, quando os usuários recebem a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações”, explica o secretário de Saúde, Jurandir Maciel. 

Ele salienta que a ideia é ampliar a oferta do serviço, desafogando as listas de espera. 

Além disso, está construindo parcerias com as estruturas hospitalares da cidade.

Entre as consultas de especialidades a serem contratadas, estão as de neuropediatria e psiquiatria. Esses dois profissionais, por exemplo, devem garantir atendimento aos usuários que necessitam de diagnóstico para o Espectro Autista ou precisam reavaliar e ajustar a medicação. 

“Vamos priorizar os pacientes que já estavam agendados pela Telemedicina e dar sequência, atendendo à lista de espera”, informa o secretário de Saúde.

Fonte : Clarissa Colares Ecom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...