Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Projeto de lei proibe fogos de artifícios em área urbana de Caxias do Sul

Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram ontem , o projeto de lei complementar 13/2023 que prevê incluir a proibição do uso de fogos de artifício sonoros no Código de Posturas do Município. 

A proposta, assinada pelo vereador Alexandre Bortoluz (PP), agora segue para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Em caso de não cumprimento, haverá multa de 150 valores de referência municipal (VRMs), cujo valor será em dobro, em caso de reincidência. 

Cada VRM corresponde a R$ 42,62, ou seja, o cidadão que descumprir a regra e for multado terá que pagar uma multa de R$ 6.393.

Pela medida, consideram-se fogos de artifício ruidosos as bombas, os morteiros, os rojões, o rojão de vareta, o ‘treme terra’ ou qualquer outro que ocasione forte poluição sonora, por meio de estouros e estampidos. 

A lei é restrita a áreas urbanas.

A proposição de Bortoluz diz respeito a preservar o bem-estar de autistas, crianças em geral, idosos e pessoas adoentadas, além dos animais. 

Quanto aos últimos, é apontado que a poluição sonora, causada pelos foguetórios, põem levá-los a paradas cardiorrespiratórias, convulsões e até à morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...