Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo,sessão de autógrafos em Canoas

Há, no Rio Grande do Sul, uma carência significativa e histórica de materiais que explicitem a participação e protagonismo do povo negro na construção da identidade regional. 
Normalmente, tem-se em perspectiva a Revolução Farroupilha e o episódio do Massacre dos Porongos, quando uma quantidade expressiva de negros foi colocada em linha de frente e massacrada.

A participação do negro no gauchismo, porém, é bastante ampla e se estende em todas as áreas que abarcam hoje o tradicionalismo e o nativismo: dança, canto, declamação, atividades campeiras. 
O livro “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo” faz esse resgate, com apresentação de artigos de pesquisadores, estudiosos, artistas, inclusive com pesquisas lastreadas em dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Liliana Cardoso, ao ser homenageada como patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 do Rio Grande do Sul, optou por tornar essa gestão um espaço propositivo para a discussão desse tema, que ela considera urgente e central. 
É a primeira mulher negra homenageada e ela congrega três movimentos: do negro, da mulher, e tradicionalista.
O Livro será autografado na segunda feira dia 04 às 16h na Feira do Livro de Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tragédia em incêndio de Pousada em Porto Alegre

Nesta madrugada , um incêndio devastador atingiu uma pousada no centro de Porto Alegre, resultando na morte de pelo menos dez pessoas.  O fo...