Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico verifica medidas adotadas nos shoppings de Canoas

Desde o último sábado , quando o decreto 115 permitiu a reabertura do comércio no município, os dois shoppings centers da cidade operam com medidas severas de segurança e prevenção à Covid-19 tanto do público, quanto do quadro de funcionários e prestadores de serviço. O fim de semana serviu para os estabelecimentos aprimorarem os cuidados sobre a capacidade reduzida de clientes, obrigatoriedade do uso da máscara, higienização dos ambientes e demais precauções. A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), monitora a atuação destas empresas e dialoga com seus representantes a fim de que as normas sejam seguidas à risca. 
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Bittencourt, a prefeitura intensificou a fiscalização em toda cidade, mas para evitar o avanço do vírus é preciso o apoio dos comerciantes e da população. "Ações de segurança e higiene são importantes para o enfrentamento ao coronavírus. Se todos tiverem essa consciência, vamos conseguir estancar o avanço do vírus, manter o comércio funcionando e salvar o maior número de vidas", diz o secretário. 
Cumprindo o decreto, o Canoas Shopping e o ParkShopping Canoas tiveram mudanças no horário de funcionamento. O primeiro, localizado na região central da cidade, está aberto de segunda a sábado, das 11h às 21h, e domingos e feriados, das 14h às 20h, com sua praça de alimentação funcionando diariamente, das 11h às 21h. Já no segundo, situado no bairro Marechal Rondon, o horário é fixo durante toda a semana, das 12h às 20h para lojas e das 11h às 21h para alimentação. 
Ambos os espaços tiveram de se adequar às exigências do executivo municipal e as mudanças podem ser visualizadas pelos canoenses que utilizarem qualquer serviço dos shoppings. Vigilantes espalhados pelas portarias e em todos os pavimentos orientam a comunidade sobre o uso obrigatório da máscara e conferem a temperatura corporal de cada indivíduo antes de ingressar no local. As lojas ganharam demarcações na parte externa e evitam aglomerações entre a clientela; os corredores foram reforçados com aparelhos de ventilação e os funcionários atuam com equipamentos de proteção individual (EPIs). 
Provadores das lojas e áreas de lazer e recreação, que outrora eram compartilhados por dezenas de pessoas, como a pista de patinação, espaço kids/família e fliperama seguem interditados até segunda ordem. A higienização de ambientes, como escadas rolantes, maçanetas, corrimãos, banheiros, elevadores, botoeiras de cancelas é realizada com álcool, desinfetantes e outros produtos bactericidas. 
De acordo com o superintendente do Canoas Shopping, Ferdinando Genduso, a reabertura das lojas exige a intensificação dos cuidados já praticados desde o início da pandemia. “Seguimos atentos aos desdobramentos do avanço da doença no país e empenhados em fazer todo o possível para garantir a segurança e o bem-estar de todos que frequentam o empreendimento”, declara. 
Lançado no dia 23 de abril, o sistema de drive-thru do Canoas Shopping possibilita que os produtos de trinta lojas possam ser comprados via internet ou telefone e retirados com agilidade no estacionamento, sem a necessidade de o cliente descer do veículo. A medida foi elogiada recentemente pelo governador do Estado, Eduardo Leite, e, mesmo com a liberação do comércio, o shopping manterá a opção do serviço. 
Para o gerente de Operações do ParkShopping Canoas, Luis Vilarinho, as mais de 260 lojas do estabelecimento têm tomado precauções além do que estão previstas no decreto e seguem à disposição da Prefeitura para demais mudanças. “Estamos bastante preocupados e adotamos todas as medidas possíveis para evitar que o nosso público fique desprotegido. Os próprios clientes estão agindo como fiscais e isso ajuda a adequação do nosso trabalho, que segue se remodelando conforme for necessário”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...