Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Deputado Marenco instala Frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha

Na quinta-feira (29), o deputado estadual Luiz Marenco (PDT) realizou, na Casa da Assembleia na Expointer, a instalação da Frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha. O intuito da Frente é aprofundar a discussão sobre alternativas para o cenário da cultura regional e do folclore que tem perdido força e apoio nos últimos anos. Serão realizas reuniões regulares com os produtores de cultura do Estado para discutir propostas e soluções que possam impulsionar o cenário da cultura gaúcha. “Pretendemos muito com a Frente, desejamos que ela seja uma antena captadora de boas ideias para o enfrentamento da questão do esmorecimento de festivais, de mostras, de eventos e ações que promovam especificamente a nossa identidade cultural em diversos segmentos”, diz Marenco. 
Outra ação importante prevista é a capacitação da classe artística através de workshops e oficinas mensais com temas como elaboração de projetos, ferramentas para captação de recursos, registro de marcas, criação de pessoa jurídica, etc. Os assuntos serão definidos juntamente com os artistas e produtores, de modo que efetivamente dêem conta das necessidades mais urgentes da categoria. A Frente Parlamentar ficará em atividade até o final do mandato. 
Uma outra iniciativa do deputado Marenco na área da cultura é a criação de uma “Comissão Especial sobre a Situação da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha”, que será instalada em outubro deste ano na Assembleia Legislativa e que, por 4 meses realizará audiências públicas em diversas cidades do Estado, justamente para aprofundar ainda mais a busca de soluções a partir do relato e do entendimento da realidade e necessidade das diferentes regiões. Essa comissão gerará um relatório que será encaminhado ao governador sugerindo ações e medidas concretas que beneficiem a indústria criativa e, em especial, a cultura regional. 
“Ao final destas ações, esperamos montar uma espécie de censo, um raio X do cenário da cultura regional no Rio Grande do Sul, material que será disponibilizado a todos e que poderá nortear ações do legislativo e do executivo, pois entendemos que a cultura é parte fundamental da cidadania e um instrumento fantástico de transformação social. Ademais, a cultura regional, em específico, é um dos bens mais preciosos e fundamentais de um povo. Mantê-la viva e transmiti-la para as próximas gerações é um compromisso da minha vida, é a minha luta diária há mais de 30 anos”, ressalta o deputado. 

Fonte: Mariana Pires/ Gab. Dep. Marenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Balaústre 67

Trata-se da ata da loja maçônica Philantropia e Liberdade, deliberando sobre a tomada de Porto Alegre durante a revolução Farroupilha, es...