Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Setembro

Seja bem vindo setembro...
O mês do povo gaúcho, 30 dias que este sentimento, esta paixão por ser quem e o que somos fala mais alto. Acontece uma mutação visível em cada um de nós e naqueles que mesmo não nascendo em nosso estado, pois gaúcho tornou-se um estado de espírito, são invadidos por esta emoção, este atavismo que embriaga e contagia a todos.
Muitos repudiam, mas são minoria, a maioria respeita está “disposição emocional” que além de espiritualmente se fazer presente se materializa em todos os cantos do RS e fora dele.
As cores do pavilhão tricolor tornam-se alusivas, resplandecem a olhos vistos.
No mais imponente mastro que sustenta nossa bandeira até a espontaneidade e doce inocência de uma criança.
No bater dos cascos dos cavalos conduzidos por seus cavalarianos, sendo que muitos ainda estão percorrendo centenas de quilômetros conduzindo uma “sagrada” centelha gerada pela chama crioula, chama farrapada, chama caudilho iluminando a nossa história farroupilha.
Esta centelha é sinônimo de esperança, luz para todos os rincões dentro e fora do estado rio-grandense, esperança esta que dá a estes gaúchos centauros o estímulo, robustez e convicção de estarem conduzindo ali a alma do seu povo.
É neste período que nosso peito se enaltece orgulhosamente. Cantigas e fandangos produzem o que a humanidade mais necessita, confraternização, harmonia entre os semelhantes, aonde todos se igualam pois sentir é direto de cada um e neste setembro sejamos todos um só coração pois o mapa deste místico estado se assemelha a este órgão batedor que sustenta a vida.
Quem sabe chegou o momento de perpetuar este sentimento, fazer com que este orgulho, está predileção “evolua” e abrace a todos como uma única família e como tal um a um estenda o braço ao seu próximo e construamos um RIO GRANDE DO SUL melhor.
Motivo nós temos, matéria prima também temos o que será que nos falta???
Talvez... iniciativa e bom senso pois ser gaúcho está em nosso DNA.
Independente de sermos “uns mais outro menos”, o que realmente possui valor é nos sustentar desta benção nos foi regalada, nossas raizes, nos sustentar e sustentar o próximo da seiva de nossa procedência.
E viver em um universo que nos seja este que circula nossa ventre.
Seja bem vindo setembro...
Bem-aventurado sejam nossos Festejos Farroupilhas.
VIVA O MEU RIO GRANDE DO SUL, meu estado, minha pátria, meu abençoado lar.
César Oliveira
Patrono dos Festejos Farroupilhas 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...