Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas sedia Exercício BVR que movimentará os céus do RS


Nas próximas duas semanas, de 1° a 16 de abril, a Ala 3 (antiga Base Aérea de Canoas), sediará um grande exercício aéreo de combate a grandes distâncias. A operação objetiva adestrar pilotos, controladores e equipes de solo para executarem missões de combate, avaliando performance e reação à ameaça com o emprego de mísseis BVR. Do inglês, BVR significa Beyond Visual Range,ou seja, além do alcance visual. Essa tecnologia proporciona aumento do elemento surpresa e mais segurança ao piloto, que consegue operar de uma distância maior, o que dificulta o contra-ataque. Durante o exercício o fluxo será intenso no aeródromo de Canoas, com pousos e decolagens nos períodos diurno e noturno, podendo ser percebido pela população de Canoas e também no litoral gaúcho, pois além da região, o sobrevoo ocorrerá também no oceano. Dentre as aeronaves participantes estão os caças F-5M e A-1M, além da aeronave radar E-99, R-35; o gigante KC-130, que realiza reabastecimento em voo para outras aeronaves e o helicóptero H-36 Caracal para missões de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue). A operação é considerada de nível nacional, pois participam esquadrões de voo de Manaus-AM, Anápolis-GO, Campo Grande-MS, Rio de Janeiro-RJ e Santa Maria-RS, demandando um grande esforço logístico. Manobras como esta são indispensáveis para a Força Aérea Brasileira manter sua capacidade de desdobramento, ou seja, estrategicamente ser capaz de se mobilizar para qualquer região do país com homens e máquinas altamente preparados para atuarem em um alto nível de integração e excelência.

Fonte: Ala 3, da FAB, Por Tenente Fabiana Cintra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...