O Serviço de
Acolhimento ao Usuário (SAU) é uma iniciativa do Hospital de Pronto Socorro de Canoas,
administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública
(GAMP). Pioneiro
no Estado, em média quatro mil pessoas são atendidas mensalmente pelo serviço, que
tem como objetivo acolher as pessoas que necessitem de auxílio durante a
permanência de seu familiar no local.
Desde seu início, em
2014, mais
de 106 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades propostas pelo SAU.
Segundo a coordenadora da Central de Acolhimento do HPSC, Katherine Furtado, o
serviço atua 24 horas por dia, conta com oito colaboradores e fornece alimentação,
roupas, produtos de higiene pessoal e até mesmo banhos para os familiares dos
pacientes. “Somos
referência para mais de 130 municípios do Estado e muitas pessoas não tinham
acomodação em Canoas, então foi criado este espaço simples, mas aconchegante
para receber os acompanhantes”, afirma a coordenadora.
O serviço atua principalmente no
acolhimento, no entanto, também conta com pesquisa de satisfação, onde
o cidadão pode dar seu depoimento e ajudar na melhoria da assistência prestada.
Por meio da Ouvidoria e a Busca Ativa, o paciente opina sobre o atendimento
recebido.
De acordo com Diego Bastos,
superintendente regional do GAMP, ações como as promovidas pelo SAU ajudam a
humanizar o ambiente hospitalar. “Todos sabemos que não é uma situação agradável passar
os dias no Pronto Socorro, como em qualquer outro hospital. Porém, se pudermos
amenizar os problemas e tornar mais leve esse período para nós é muito
gratificante. Temos essa constante preocupação com o
indivíduo e seu bem estar”, revela.
Roupas, itens de higiene
pessoal, fraldas descartáveis e outros produtos, podem ser doados através
do telefone (51) 3415-4571.
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