Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Revezamento da Tocha Olímpica em Canoas

A Tocha Olímpica, que chegou ao Brasil no dia 3, percorrerá 20 mil quilômetros por cidades de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, conduzida por 12 mil pessoas. Em Canoas, o evento terá atrações esportivas e culturais em vários pontos do Centro, a partir das 7h15, encerrando-se na Praça do Avião, às 8h.

Concentração em Canoas:

A concentração inicial dos atletas, equipe de trabalho e público em geral será no Ponto de Coleta, em frente ao prédio da Antiga Estação Férrea - Av. Victor Barreto, 2.301, Centro. O Comboio Oficial está previsto para chegar à cidade cerca de duas horas antes. A partir das 6h45 diversas atividades ocorrem nesse local de partida e ao longo do percurso do revezamento,entre 7h19 e 7h54. Cada ponto de troca de condutor da Tocha Olímpica será sinalizado por totens e haverá Chuva de Prata.

Saída e Revezamento:

O Revezamento da Tocha Olímpica abrangerá um percurso de 2km pelo Centro de Canoas, onde haverá, a cada 200 metros, a substituição de um atleta condutor por outro, totalizando 10 condutores, escolhidos por meio da Equipe Rio 2016 e seus patrocinadores. Um comboio oficial contará com escolta policial, segurança dos condutores. Acompanham o revezamento atletas, técnicos ou membros relacionados ao esporte, que foram premiados como Destaque Esportivo 2015. No cordão de isolamento, logo atrás do comboio, seguem atletas da categoria de base de futebol - A.C. B. Estância Velha, e de Judô e Jiu Jitsu da Academia Kiai.
Também integrarão o comboio uma escolta policial, carro piloto, apoio aos condutores, patrocinadores oficiais do evento, segurança dos condutores, batedores da polícia, imprensa, o condutor da tocha, carro de comando, segurança, coleta de condutores, varredores, escolta policial, todos da Equipe Rio 2016.

Protagonismo local:

O esporte local terá um destaque especial, com a participação de atletas de vários segmentos. Durante o revezamento, entre a Rua Ipiranga e Praça do Avião, 11 núcleos apresentarão as modalidades dos esportes desenvolvidos nos projetos municipais da cidade, com a participação de coordenadores, professores e alunos dos projetos municipais. Bailarinos estarão posicionados em escadas e andaimes ao redor do Avião, da praça de mesmo nome, monumento característico de Canoas, que estará coberto por tecido produzido pelo artista plástico canoense Fabiano Gummo.
Às 7h45, quando o último condutor se aproximar da Praça do Avião, iniciará a intervenção artística do Coletivo de Dança Canoas, que levantará o tecido em coreografia inspirada nos esportes olímpicos. O espetáculo acontecerá ao som de bumbos legueros, remetendo à tradição gaúcha. Simultaneamente, 24 atletas de futebol feminino da equipe Duda Canoas, com sinalizadores nas cores de Canoas, formarão um corredor humano que levará o Condutor da Tocha até o palco, ápice do evento.

Momento histórico:

Considerado um momento histórico para a cidade, o Revezamento da Tocha Olímpica tem entre seus objetivos oferecer às cidades abrangidas pelo trajeto uma oportunidade especial para a exposição nacional e global da sua própria cultura e patrimônio e de incentivar os cidadãos da sua cidade à prática esportiva, reforçando o orgulho da população e a identificação com os Jogos Olímpicos.

Participações:

Ao longo do percurso, participam e acompanham o revezamento comunidades escolares e esportivas:
- 4.400 alunos da rede municipal de ensino usarão sombrinhas nas cores de Canoas
- 2.500 participantes dos programas da Secretaria de Esportes e Lazer acompanharão o revezamento, vestido camisetas dos projetos desta secretaria

- Grupo de Corrida da PMC, de servidores atletas; alunos das redes pública estadual e privadas de Canoas e público em geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara de Canoas com nova Mesa Diretora em 2018

Na última sessão ordinária do ano, na quinta-feira, os vereadores elegeram os componentes da Mesa   para 2018. Alexandre Gonçalves (PPS) ...