Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Comemoração de Navegantes Iemanjá em Canoas

No dia 02 de fevereiro ocorreu a 27ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, na cidade de Canoas, após a celebração eucarística na Igreja Imaculada Conceição .
Ás 9:00h a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes saiu em procissão terrestre pelo Bairro Rio Branco até o Rio Gravataí onde foi embarcada no barco Noiva do Caí, seguindo em procissão fluvial pelos rios Gravataí, Jacuí e Sinos até chegar na Praia de Paquetá (Mato Grande).
Na praia de Paquetá a imagem foi retirada da embarcação, onde se juntou a outra imagem  vinda do Clube Nautico Albatroz  e com a imagem de Iemanjá das entidades umbandistas  e partiram em cortejo até o local organizado para a Celebração Eucarística .
Após a celebração da Igreja Católica, as entidades umbandistas, o Conselho Municipal do Povo de Terreiro, os capoeiristas ,a Vice Prefeita Sra. Beth Colombo, o Vereador Paulinho de Ode, a Mãe Alice de Oxossi levaram a imagem de Iemanjá até a tenda montada junto à escultura Mãe das Águas.
À partir das 13:30h iniciaram as atividades, com a encenação da Puxada de Rede feita pelo grupo de capoeiristas de Mestre Bira,  após iniciou a roda religiosa coordenada pela Mãe Alice de Oxossi.
Também Babalorixás e Yalorixás  da região metropolitana prestigiaram este culto religioso que encerrou ás 16:30h, após os religiosos despacharem as oferendas nas águas do Rio dos Sinos .
Cabe salientar a consciência ecológica partindo do Conselho Municipal do Povo de Terreiro (CMPT) que recolheram todos os materiais não biodegradáveis que compunham as oferendas, deixando nas águas somente oferendas absorvidas pelo rio, sem agredir o meio ambiente.
Um fato a resaltar na procissão e festejos de Nossa Senhora de Navegantes foi a participação do poder público, representado peloo Prefeito Jairo Jorge a primeira dama Sra. Thaís Pena, a Vice Prefeita Sra. Beth Colombo e seu marido Sr. Francisco Biazus, e também os demais escalões do governo o sub-prefeito da região sudoeste Sr. José Carlos Claudino (Canhoto), o secretário de Desenvolvimento Econômico Sr. Mário Cardoso, o Secretário de Defesa Civil Gilmar Pedruzzi,o do meio ambiente Carlos Todeschini.
No legislativo canoense estavam presentes os Vereadores Ivo Fiorotti, Paulo Ritter, Bamberg e Paulinho de Odé.

Colaborou : Jorn. José Luiz Biulchi
Grupo Voz da Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...