Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Definidos os 10 poemas classificados para o 2º Esteio da Poesia

A Comissão Avaliadora do 2º Esteio da Poesia Gaúcha definiu na tarde de sábado (12) os 10 trabalhos classificados para o festival de poemas inéditos promovido pelas secretarias municipais de Arte e Cultura (SMAC) e de Comunicação Social (SMCS). A reunião de triagem, coordenada pela titular da SMAC, Ângela Ruas, foi realizada na residência de Wilson Araújo, um dos avaliadores, em Terra de Areia, município do Litoral Norte. Os 10 selecionados serão apresentados ao público na noite de 27 de fevereiro do próximo ano, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em evento que tem entrada gratuita. Além dos poemas, a noite voltada à cultura gaúcha terá show com a cantora radicada em Esteio Nélida Rossi e com o Grupo Mas Bah!.
O próximo passo do festival é a definição, por parte dos poetas, de quem serão os declamadores (intérpretes) e amadrinhadores (músicos que acompanham o declamador) a defender as poesias. Além de serem apresentados ao vivo, todos os trabalhos finalistas serão gravados em CD e impressos em livreto que serão distribuídos a quem for prestigiar o festival.
Todos os classificados receberão uma ajuda de custo de R$ 500. As três melhores poesias, os três melhores declamadores e os três melhores amadrinhadores receberão prêmios em dinheiro e troféus. Também será premiado com dinheiro aquele que for considerado o melhor trabalho em palco, resultado da harmonia entre letra, intérprete e amadrinhador. Além disto, todos os primeiros lugares vão ganhar duas diárias para casal na Hospedaria Provençal, de Canela. 
A segunda edição do Esteio da Poesia Gaúcha recebeu 425 poemas de 124 poetas que representaram 61 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os números superam os primeira edição, quando foram inscritos 343 poemas de 100 poetas representando 50 cidades dos três estados do Sul.

Poesias classificadas:

A Menina que só Queria Crescer – Bianca Bergmam, Jaguari
O Livro do Coração – Matheus Costa, Dom Pedrito
Pago Vazio – José Luiz Flores Moró, Farroupilha
Mascate da Esperança – Joseti Gomes, Gravataí
O Tempo da Saudade – Jurema Chaves, São Leopoldo
De Esporas Calçadas – Caine Teixeira Garcia, Bagé
Quando Rompe a Represa do Olhar – Adão Pedro Bernardes, Novo Hamburgo
Quando se Vende um Pingo de Arreio – Sebastião Teixeira Corrêa, Caxias do Sul
Não me Perguntes do Gaúcho Velho – Rodrigo Bauer, São Borja
Marca e Sinal – Carlos Omar Villela Gomes, Jaguari



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBTG comemora o Dia da Tradição Gaúcha.

O movimento tradicionalista gaúcho brasileiro comemora o dia 24 de abril - Dia da Tradição Gaúcha.  De acordo com o Presidente da CBTG, João...