Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

5º Seminário de Tendências Econômicas do Sicredi

Ocorreu no dia 26 de novembro nas dependências do Plaza São Rafael em Porto Alegre o 5º Seminário de Tendências Econômicas promovido pelo Sicredi União Metropolitana RS.
A abertura do Seminário ficou por conta do Sr. Alcides Brugnera, presidente do Sicredi União Metropolitana, que enfatizou a busca de soluções para o momento econômico brasileira, possibilitando através dessas ações, buscar novas estratégias para a volta do crescimento do Brasil.
O 1º painel “Cenário Econômico e as projeções” realizado com o economista Alexandre Barbosa,  iniciou sua palestra fazendo uma afirmação, mais que ver números temos que ver as tendências, também informou que o mercado financeiro mundial já mostra franca recuperação a bolsa americana em alta, a alta do Euro e a retomada do crescimento japones, não podemos achar que a crise brasileira faz parte de uma crise mundial. 
E fez uma retrospectiva dos prognósticos da economia de 2014 para 2015, o déficit público e o aumento da inflação, estes foram os grandes desequilíbrios que deveriam ser corrigidos para 2015. O governo optou em fazer um ajuste econômico necessário atacando o tripé da economia brasileira o superávit primário, metas para conter a inflação e o cambio flutuante, mas este ajuste não surtiu efeito esperado em 2015.
No prognósticos de Alexandre para 2016 é que entraremos o ano tendo que fazer um esforço ainda maior que 2015.Um dos obstáculos que o ajuste não deu certo em 2015 foi a popularidade baixa da Presidente Dilma, o descrédito no governo federal, perante a sociedade. Para ajudar a inflação saiu da casa dos 1,5 em 2013 para 17,05 em 2015. 
Com o quadro político econômico apresentado em 2015 refletiram no setor produtivo do pais. 
As perdas e danos nos setores produtivos foram, no varejo -6,0%, nos serviços -4,4%, ma indústria transformadora -8,2%, somente na indústria extrativa com 7,3% e na produção de grãos 8,6% que tiveram superávit na balança comercial a safra de grãos com as comódites em alta, o setor agrícola é o que desponta entre os setores.
Para Alexandre Barbosa “O pecado original do governo federal foi o descontrole das contas públicas”.
No 2º painel “Os desafios do hoje e do amanhã” com a painelista Carolina Bahia iniciou com uma indagação: Crise política e crise econômica uma Travessia?
Segundo Carolina para Dilma uma travessia, para a oposição uma virada e para os aliados oportunidades.
“Quando a economia vai mal a popularidade do gestor cai. Presidente fraco em popularidade fica fraco politicamente e o Congresso Nacional se vira a favor d população”.
Para Carolina Bahia “O nome do jogo é estabilidade” na política e na economia a responsabilidade fiscal e o tripé na economia para estabilizar o Brasil.
“Não podemos virar uma republiqueta”ideia fortemente defendida por Carolina, não podemos fazer o impechment da presidente Dilma somente por motivos políticos, temos que ter motivos, temos que ter regras para pudermos ser retratados como nação.
Carolina Bahia encerrou sua palestra com o seguinte pensamento: “O pais avança não porque é imune a crise, mas por que tem capacidade de responder a crise”. 

 Fonte: Jorn.Jose Luis Biulchi de Souza
Grupo Voz da Querência de Comunicações

Um comentário:

  1. Gravíssimo erro para um economista como o Alexandre Barbosa (PhD) considerar que o ajuste não deu certo pela baixa popularidade da Presidenta. A origem esteve no desenho da mudança abrupta da política econômica que acabou cedendo para o terrorismo da política de juros e midiática de crise, dando lugar a indevida disparada cambial e de preços

    ResponderExcluir

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...