Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Planeta semelhante a Júpiter é descoberto por brasileiros

Uma equipe liderada por astrônomos brasileiros identificou um planeta como Júpiter orbitando uma estrela do tipo do Sol à mesma distância que o maior planeta do Sistema Solar está do "astro-rei". A descoberta desse "gêmeo" de Júpiter — com a mesma massa e em órbita semelhante — pode indiciar a presença de um sistema planetário parecido com o nosso próprio Sistema Solar.
Batizado como HIP 11915b, o exoplaneta (nome dado aos planetas que orbitam uma estrela diferente do nosso Sol) fica quase exatamente na mesma posição que Júpiter ocupa no nosso Sistema Solar, conforme divulgou o Observatório Europeu Sul (ESO, na sigla em inglês).

A participação brasileira na descoberta foi possível porque, desde a assinatura do acordo de adesão ao Observatório Europeu Sul, em dezembro de 2010, os astrônomos do país têm tido total acesso a todas as instalações de observação do ESO. A descoberta foi feita com o auxílio do HARPS, um dos instrumentos para detectar exoplanetas montado em um telescópio no Observatório de La Silla, no Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...