Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Procissão para homenagear São Jorge e Ogum

Pedir proteção e agradecer bênçãos foram as motivações da dona de casa Lúcia Helena Oliveira Schmidt para integrar o grupo de cerca de 500 pessoas que participaram da 8ª Procissão Ogum e São Jorge. A atividade foi promovida no município, no final da tarde de sábado , pela Coordenadoria Municipal de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais. "Sempre peço forças ao nosso guerreiro, o soldado dos soldados, para vencer as demandas materiais e imateriais do dia-a-dia", afirmou Lucia Helena, que aos 63 anos caminhou ao lado da filha e de alguns amigos. A mobilização interreligiosa teve, também, caráter de reivindicação por respeito e tolerância à diversidade religiosa e pelo livre culto.
A procissão contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, que percorreu todo o trajeto - da Praça do Avião, na Rua Teixeira de Freitas, onde houve a concentração com roda de capoeira e distribuição de espadas de São Jorge, até o Ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, na Rua Caetés, no Centro. Neste local, Jairo Jorge assinou o projeto de lei para criação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, que será encaminhado à Câmara de Vereadores, e prestigiou a entrega do troféu Guerreiros da Paz a lideranças religiosas. "Que cada um possa ser respeitado e tenha o espaço que merece. A cidade é de todos", declarou o prefeito. 
O secretário especial Rogério Ambieda, o Tigre, da Coordenadoria de Políticas das Diversidades, destacou a relevância da procissão para demonstrar força e União para romper com o preconceito e a discriminação e garantir direitos.

Homenageados

Após a comemorada assinatura do documento, foram entregues os Troféus Guerreiros da Paz. Receberam condecoração Pai Paulinho de Ogum Onirê, presidente do Movimento Negro de Porto Alegre do Povo de Terreiro; Pai Fernando de Ogum Avagã, que ajuda, através da religião, aproximadamente 1,2 mil pessoas por ano; Mãe Dorvalina de Ogum Avagã, 83 anos, 73 deles cumprindo a missão de ajudar todos aqueles que precisam; Pai Luciano de Bará Lodê, que fundou e é um dos coordenadores do grupo União dos terreiros de Sapucaia do Sul; grupo que luta contra a PL21/15, que trata da proibição do uso de animais nos rituais religiosos. O troféu também foi entregue ao sargento Joaquim Luiz Fonseca Rolling, que representou a Banda de Música Centenária da Ajudância Geral da Brigada Militar, homenageada por seu trabalho centenário. A banda existe desde 1912 e, desde então, leva a presença da BM a eventos comunitários.
Ainda foi organizada uma exposição de artigos de religião afro-umbandista, mandalas, acessórios, incensos e roupas, no ginásio. Ao final foi realizado um rito de Umbanda em homenagem a Ogum e São Jorge.

Participações

A procissão teve participação de cavaleiros, integrantes do Fórum Ilú Axé,lideranças religiosas, do representante da Câmara de Vereadores, Paulinho de Odé, e apoio do Corpo de Bombeiros para transporte da imagem de São Jorge, da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito.
O evento contou com as seguintes parcerias: Associação dos Umbandistas de Canoas, Luz de Aruanda, Fórum Ilú Axé Canoas, Capoeira Angola Tradição, Uniaxés e Forma RS.

Fonte:Rosilaine Pinheiro Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...