Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoenses ganham duas novas escolas

O prefeito Jairo Jorge - acompanhado do ministro da Educação, Henrique Paim, da deputada estadual Juliana Brizola e do secretário municipal da Educação Eliezer Pacheco - inaugurou, no final desta tarde, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Governador Leonel de Moura Brizola e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Julieta Villamil Balestro. Devido a agenda do ministro, as duas placas foram descerradas na primeira instituição de ensino.

Após o descerramento das placas inaugurais, Jairo Jorge abordou a história política do então governador Leonel de Moura Brizola para a erradicação do analfabetismo no Rio Grande do Sul. Também destacou o trabalho dele como prefeito de Porto Alegre e governador do Rio de Janeiro, onde, segundo o prefeito canoense, deixou legados importantes na área da educação.

"O trabalho de Brizola foi muito importante para toda uma geração. Crianças como eu estudaram nessas escolas, e foi esta nova geração que colocou o RS na ponta do desenvolvimento do Brasil." Segundo ele, as duas novas escolas devem iniciar suas atividades no dia 2 de junho.
O prefeito ainda falou que educação se move pela paixão e dedicação dos mestres. "São professores que buscam a melhoria da educação e da sociedade, como a professora Julieta Villamil Balestro. Essas duas obras não são frutos do acaso, são o novo conceito de uma visão sistêmica de educação", afirmou.
Investimentos em educação:

Ele destacou o investimento de R$ 69.709.697,00 na construção de 16 novas escolas de educação infantil, na reforma e ampliação de 11 das 32 existentes, na construção de duas novas escolas de Ensino Fundamental e na reconstrução de mais sete, substituindo prédios de madeira por novas e modernas estruturas, além de construir 16 quadras cobertas.


O ministro da Educação, Henrique Paim, aproveitou o momento para falar do seu vínculo com Canoas, onde foi professor no Unilassale. "Canoas está de parabéns por homenagear Leonel Brizola e Julieta Balestro, pessoas dedicadas na área da educação", comentou.
O secretário municipal de Educação, Eliezer Pacheco, disse que o conhecimento ajuda a construir um futuro melhor. "A mais efetiva das oportunidades é a educação democrática, de qualidade, em tempo integral, exercitando cidadania e saber para todos os estudantes", disse.

A deputada estadual Juliana Brizola reafirmou que o trabalho de seu avô no governo do estado gaúcho teve um olhar especial para a educação. Ela apontou ações do prefeito de Canoas, como a disponibilização de uniformes, materiais e merenda escolares aos estudantes da rede municipal de ensino.


Vagas:

As duas escolas novas vão oferecer 837 vagas, sendo 600 na EMEF Governador Leonel de Moura Brizola (170 vagas para este ano) e 237 EMEI Julieta Villamil Balestro. A EMEI Julieta Villamil Balestro foi a primeira do Brasil a ficar pronta em 90 dias, no Regime Diferenciado de Contratações Públicas, instituído pela Lei n° 12.462/2011.
Endereços das instituições de ensino:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel de Moura Brizola
Rua Ramiro Barcelos, 1450, Bairro São José

Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro
Rua Buritis, 235, Bairro Igara

Fonte: Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBTG comemora o Dia da Tradição Gaúcha.

O movimento tradicionalista gaúcho brasileiro comemora o dia 24 de abril - Dia da Tradição Gaúcha.  De acordo com o Presidente da CBTG, João...