Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

SC extingue cotas raciais em universidades estaduais


 O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou ontem a lei que extingue as cotas raciais em universidades públicas estaduais. 
A medida, de autoria do deputado Alex Brasil (PL), proíbe o uso do critério racial tanto para o ingresso de alunos quanto para a contratação de professores e técnicos.
Vale para concursos e vestibulares de instituições estaduais.
Seguem permitidas cotas para pessoas com deficiência (PcD), critérios econômicos e alunos da rede pública. Instituições que descumprirem a norma podem ser multadas em até R$ 100 mil e perder repasses estaduais.
A lei não afeta as universidades federais localizadas no estado.
O governo catarinense justifica a decisão sob o argumento de reforçar a "meritocracia" e tornar os processos seletivos mais "justos".
Por outro lado, o Ministério da Igualdade Racial reagiu duramente, classificando a sanção como inconstitucional. 
A ministra Anielle Franco acionou a OAB para avaliar medidas judiciais, defendendo que as cotas são a principal ferramenta de reparação histórica e democrática do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SC extingue cotas raciais em universidades estaduais

 O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou ontem a lei que extingue as cotas raciais em universidades públicas estaduai...