Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Uma data esquecida

Você sabe por que da data que aparece no brasão de Canoas?

No brasão municipal da cidade, aparece a data de 14 de abril de 1874. Mas, qual seria o motivo se a criação da cidade ocorreu em 27 de junho de 1939? E mais: a posse do primeiro prefeito se deu em 15 de Janeiro de 1940?
Em 1874,ocorria a inauguração da estrada de ferro Hamburger Berger (hoje Novo Hamburgo) — Porto Alegre, com uma parada na Estação das Canoas, que se situava onde, atualmente, é a Rua Domingos Martins.
O tempo passou, Canoas cresceu e se modernizou, mas, infelizmente, a data de hoje passa desapercebida pela maioria dos canoenses. São 140 anos do nosso município, que já pertenceu a Gravataí e a São Sebastião do Caí.
Curioso que, passado todos estes anos, o trajeto que antes era feito de forma inversa —por uma Maria Fumaça, vinda de Novo Hamburgo para Porto Alegre —, hoje volta a ser feito partindo da Capital, pelo Trensurb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças nas placas veiculares

O projeto de lei (PL) 3.214/2023, que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares, foi aprovado ...