Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Conselho de Cultura de Porto Alegre faz denúncia e CECE pede providências para o Ministério Público‏

Ocorreu nesta manhã na Câmara de Vereadores de Porto Alegre  uma audiência da Comissão de Cultura da Câmara- CECE, para tratar da pauta solicitada pelo Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre:
 1 - Edital de Eleições do Conselho com participação do Conselho e Comissão com proporção de acordo com constituição Conselho.
2 - Plano Municipal de Cultura de Porto Alegre, ainda não enviado para a Câmara pela Secretaria;
 O Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre, PAULO GUIMARÃES relatou, em sua denúncia, a omissão da Secretaria Municipal de Cultura- SMC, que não abriu o Edital para renovação do Conselho de Cultura,  por duas ocasiões: 1) em  agosto 2013 e 2)em janeiro da 2014, após a prorrogação de mandato, sendo que esta foi pedida expressamente pelos dois Secretários Roque Jacoby e Vinícius Cáurio em reunião de 21/11/2013.
Guimarães enfatizou que, da mesma forma que em 2005, quando o Conselho ficou fechado por 5 anos, a SMC não está cumprindo com essa obrigação legal , o que significa uma afronta aos direitos civis da sociedade e num claro ato de descumprimento de suas obrigações. 
Sobre o não envio, ainda, do Plano Municipal de Cultura - PMC POA para a Câmara, o Conselho denuncia mais um ato de descumprimento de obrigações do gestor, numa clara afronta também  aos seus direitos humanos no que diz respeito à  cultura, pois ao não enviar o plano para a Câmara tira o direito da sociedade planejar a cultura de Porto Alegre.
 Finalizando solicitou como encaminhamento, que a Comissão de Cultura envie uma Representação ao Ministério Público para que o Ministério Público determine providências urgentes à SMC,  em cumprimento de suas obrigações, abrindo o edital para a renovação do Conselho, com a participação ativa e numérica de acordo com a proporção que existe entre o gestor e sociedade no Conselho, e também que a SMC envie o Plano Municipal para a Câmara, com o texto original aprovado no Conselho.
Agrava-se a posição da Secretaria que, segundo afirmou seu representante na ocasião, Sr. Álvaro Santi, sem  a participação do Conselho, já existe e está no gabinete do Prefeito Municipal, uma proposta de alteração radical na composição do Conselho, o que é contrário à democracia e à participação popular. 
A Comissão de Cultura da Câmara - CECE prontamente concordou com o pedido do conselho,  prometendo providências no menor prazo possível, visto que a SMC através de seu representante não apresentou claramente nenhuma solução..
 Paulo Roberto Rossal Guimarães

Pres. gestão 2011/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tragédia em incêndio de Pousada em Porto Alegre

Nesta madrugada , um incêndio devastador atingiu uma pousada no centro de Porto Alegre, resultando na morte de pelo menos dez pessoas.  O fo...