Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Operação Leite Compen$ado 4

Foi deflagrada nesta manhã, a Operação Leite Compen$ado 4, nova etapa do trabalho conjunto das Promotorias de Justiças Especializada Criminal e Especializada de Defesa do Consumidor, ambas de Porto Alegre, que vêm combatendo fraudes e adulterações na cadeia produtiva do leite com conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outras instituições.
Técnicos e servidores do Ministério Público, com apoio do Mapa, Polícia Civil e Brigada Militar, cumpriram hoje, mandados de busca e apreensão em oito municípios do Estado, distribuídos em diferentes regiões. 

Amostras com formol:


Esta fase da operação, iniciou no mês de fevereiro quando o MP recebeu documentação do Ministério da Agricultura noticiando que 12 amostras de leite cru, coletadas no posto de resfriamento do Laticínios O Rei do Sul, localizado em Condor, na Região Noroeste do Estado, O MP constatou que foram adicionados três produtos ao leite: ureia – que contém formol, uma substância cancerígena –, água oxigenada e soda cáustica.

Conforme o órgão federal, parte deste leite impróprio foi entregue a uma empresa de laticínios, que o colocou o produto à venda no mercado. O leite adulterado cerca de 300 mil litros das marcas Parmalat e Líder foram postos à venda no mercado em Guaratinguetá (SP) e Lobato (PR).
As 12 amostras inconformes incluíram leites de rotas de produtores, do silo de resfriamento e de rotas de expedição da referida empresa de laticínios. A investigação levada a cabo pelo Ministério Público rastreou e identificou os responsáveis por esses produtos, os quais foram objeto dos mandados de busca e apreensão cumpridos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...