Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

MTG realiza seminário de prendas e peões e reunião do conselho diretor

A abertura do 27º Seminário estadual de prendas e peões do estado foi na manhã de ontem, 08 de março, homenageando as mulheres trabalhadoras pelo seu dia. Paralelo ao seminário aconteceu a reunião do Conselho Diretor do MTG, departamentos culturais e departamentos jovens. Nomes como Benjamin Feltrim Neto e José Aldomar dos Santos se somaram aos demais conselheiros que debateram durante o dia uma pauta extensa liderada pelo presidente Manoleito Savaris.
O Seminário começou com uma palestra dos ex-estaduais, Priscila Bresolin Tisott e Bruno Fernandes, que falaram de suas experiências. À tarde a juventude tradicionalista teve uma palestra sobre redação, muito esclarecedora. No final do seminário foi realizada atividades separadas para prendas e peões. A presença das regiões foi muito grande. As atividades dos jovens, muito intensas. Os peões fizeram oficinas com as atividades que desenvolvem durante o concurso.
Decisões do Conselho:
Já na reunião do conselho foi apresentado oficialmente o local do 62º Congresso Tradicionalista Gaúcho, será na cidade de Uruguaiana, 4ªRT, entre os dias 9 e 11 de janeiro de 2015. Já a 79ª Convenção Tradicionalista, ordinária, acontecerá no dia 26 de julho de 2014, em Caxias do Sul.
 O Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho decidiu baixar a uma Resolução, consoante ao que determina o Regulamento Geral, conforme segue:
-considerando os objetivos e as finalidades de existência do Movimento Tradicionalista Gaúcho e das entidades tradicionalistas a ele filiadas;
-considerando que as atividades campeiras são realizadas com a finalidade primordial de manter vivas as tradições do povo gaúcho e de valorizar a história sociocultural da sociedade gauchesca;
-considerando a necessidade de haver uma clara orientação às entidades filiadas a respeito de como proceder diante de situações novas e de interpretação diversa;
-considerando a decisão unânime adotada pelo Fórum Campeiro Permanente (Diretores campeiros do estado e das RTs), em reunião realizada no dia 01 de fevereiro de 2014.
Resolve que:
1. O uso da 'Vaca Mecânica" - definida como qualquer equipamento ou veículo que se preste a ser laçado e usado com essa finalidade - fica restrito aos treinos, sem finalidade competitiva;
2. O laço em 'Vaca Mecânica", em qualquer circunstância, não poderá envolver distribuição de prêmios ou valores monetários aos participantes;
3. A entidade que promover treinos de laço em "Vaca Mecânica" deverá fazê-lo com todos os cuidados para a segurança das pessoas envolvidas e dos equinos utilizados.
 O Conselho Diretor aprovou, ainda, a criação da 40ª Região Tradicionalista para agregar entidades fora do Rio Grande do Sul. Por ocasião do congresso da CBTG, de Lages/SC, em 2013, foram desligadas da Confederação as federações, UTGN e UTGRJ (nordeste e Rio de Janeiro), e as entidades destas localidades ficaram livres para se filiar a quem desejassem.
 O MTG do RS, em algum momento da história, já teve o registro de outras entidades de fora de seu território, na denominada 40ª RT. Sendo assim, o Conselho decidiu criar a região e liberar para filiação entidades de estados que não possuem federações estaduais. Desta forma, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, são federações estaduais, por tanto, as entidades de seus territórios não podem se filiar ao RS. Já os estados que não possuem federações locais, terão essa prerrogativa, podendo, neste caso, participar de eventos como FECARS, ENART, Congresso, e os outros eventos oficiais do Movimento.
 Entre as candidaturas para eventos oficiais, Flores da Cunha, 25ªRT, candidatou-se para realizar o Tchencontro estadual. Este evento deverá voltar aos moldes iniciais, onde era um evento sem competição, muito mais recreativo e de confraternização da juventude.
 O conselho diretor aprovou, também, a criação de um fundo, para o deslocamento da comitiva do Rio Grande do Sul, que participará do FENART e Rodeio dos campeões, em 2015, em Santa Catarina. O fundo será formado pelo recolhimento de R$1,00 dos cartões tradicionalistas e o percentual de corretagem do seguro dos rodeios, da empresa parceira na área de seguros. O fundo será velado por uma comissão formada por conselheiros e coordenadores regionais.
 Fonte:Rogerio Bastos/Assessoria de Imprensa do MTG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saúde promove nova edição do Dia D relativo ao Outubro Rosa

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas realiza amanhã a segunda edição do Dia D de atendimento à Saúde da Mulher, dentro do cr...