Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Governador entrega obras de revitalização da Ceasa

"O Governo do Estado tem o compromisso de assegurar a revitalização e o desenvolvimento da Ceasa, garantindo um espaço de comercialização para os produtores gaúchos que abastecem, diariamente, com qualidade, a mesa do povo gaúcho", afirmou o governador Tarso Genro durante a entrega oficial das obras de recuperação do complexo, nesta terça-feira (18). Localizada na zona norte da Capital, a Ceasa comemora quatro décadas de inauguração.
Foram investidos R$ 8 milhões nas obras e melhorias, entre elas, a restauração do pavilhão de comercialização de hortigranjeiros - o maior do Estado, com 32 mil metros quadrados, além das coberturas de mais quatro pavilhões e do pórtico de entrada do complexo. O recurso é proveniente do Tesouro estadual, do Fundo de Investimento da própria Central, além do apoio financeiro obtido do BNDES.
A obra foi executada em três etapas: limpeza da área e retirada dos revestimentos soltos na superfície, substituição das ferragens e reparação das fendas e impermeabilização. Na área da segurança, foi instalado um novo gradil de pré-concreto armado vazado junto à divisa oeste, num trecho de 585 metros de extensão e 2,68 metros de altura, substituindo a antiga cerca de ferro, que apresentava corrosão em vários pontos.
O presidente da Ceasa, Paulino Olivo Donatti, ressaltou que a parceria com o Estado e o município, que também é acionista, com 11% das ações, é fundamental para a recuperação do entreposto. “Nós vivemos com receita própria e buscamos administrar esses recursos da melhor forma possível. Vínhamos passando por dificuldades, mas com o apoio do Estado e da prefeitura estamos conseguindo colocar a Ceasa ‘nos trilhos’. Queremos continuar investindo para fazer esse complexo crescer cada vez mais”, declarou Donatti.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, pasta a qual a Ceasa está vinculada, quantificou o compromisso do governo com a estatal. “Até o final da nossa gestão, somando os quatro anos, cerca de R$ 1 bilhão terão sido investidos na recuperação do complexo”, afirmou. Para ele, isso demonstra o papel que a Ceasa tem, já que mais de 60% do que é produzido por agricultores gaúchos é comercializado no complexo.
Ainda durante a solenidade, representantes dos produtores de hortigranjeiros e de flores, dos carregadores, dos atacadistas e dos funcionários foram homenageados por prestarem serviços na Ceasa há 40 anos. Cada um recebeu do governador uma placa de reconhecimento público. Ao todo, são 75 homens e mulheres que contribuíram para o fortalecimento da central ao longo de quatro décadas. Após cumprimentar os homenageados, Tarso reafirmou o compromisso do governo estadual em continuar investindo no complexo: “Vamos continuar dedicados a investir e qualificar a Ceasa”.

Ceasa/RS:

Conta com uma área de aproximadamente 420.000 m², sendo 73.000 m² de área construída distribuídos em prédio da administração, dez pavilhões atacadistas, pavilhão dos produtores, pavilhão da melancia, estacionamento com 10 mil vagas, pavilhão dos carregadores autônomos, pavilhão para depósito e desdobramento com 15 galpões, galpão para frigoríficos, central de lavagens de caixas plásticas e centro de utilidade pública com posto médico e policial, telecentro e agências bancárias.
A Ceasa oferece um mix com mais de 110 produtos, onde se encontram produção de 198 municípios gaúchos, 18 Estados brasileiros e nove países, distribuídos entre boxes e lojas, separados em vários pavilhões do complexo onde se comercializam flores, frutas, legumes, ovos, além de produtos não perecíveis e prestação de serviços, destinando seus produtos a produtores, comerciantes, atacadistas, clientes compradores/distribuidores e prestadores de serviço. Grande centro distribuidor de hortigranjeiros do Rio Grande do Sul, cerca de 35% do total consumido no Estado é comercializado pelas empresas e produtores que operam na Ceasa/RS.

Fonte: Marisa Ribeiro Comunicação Ceasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...