Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Comissão da Semana Farroupilha escolhe música tema‏

A Comissão Estadual da Semana Farroupilha aprovou hoje, que a música tema das comemorações dos festejos relativos ao 20 de setembro no Estado será “Eu sou do Sul”, do cantor e compositor Elton Saldanha.
Ao contrário dos anos anteriores - quando foram promovidos concursos para a escolha da música tema - em 2014, a comissão optou por uma canção já conhecida e que vem ao encontro do tema dos desfiles: Eu sou do Sul. Os integrantes da comissão decidiram instituir, em parceria com a Estância da Poesia Crioula, um concurso de poesias com a mesma temática em substituição à escolha da música.
Para o presidente da Fundação Instituição Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), Rodi Pedro Borghetti, essa música, assim como tema deste ano, contribuem para que cada um comece a pensar porque sente orgulho de ser do Sul.
Elton Saldanha considerou uma honra inigualável ter sua música escolhida. “Presenciamos muitas vezes homenagens póstumas e instituem-se distinções a obras históricas ou de pesquisa, mas receber uma homenagem oficializando o tema dos festejos farroupilhas é algo definitivo”. Salientou ainda que um artista compõe de forma sentimental e despretensiosa, mas nunca imagina que sua composição possa ter um destino tão glorioso.
“Eu sou do Sul” foi escolhida a música mais popular da 22ª Califórnia da Canção de Uruguaiana em 1993 e fez parte do CD Cavaleiros da Paz, gravado em 1995.
Mais recursos – Quanto aos recursos financeiros para a realização da Semana Farroupilha, Borghetti informou que a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) disponibilizou de seu orçamento R$ 700 mil. Além desse valor, o evento receberá R$ 1 milhão da emenda parlamentar do deputado federal Paulo Ferreira. O dinheiro será destino para a produção de espetáculos em 12 municípios do Rio Grande do Sul. Esse projeto será incluído no sistema Siconv até a próxima sexta-feira, quando será lançado o edital público para que as cidades apresentem seus projetos.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, informou que o livro tema deste ano será escrito por trinta regiões tradicionalistas. “Cada relato será uma oportunidade para falar sobre o orgulho pelo Sul”.

 Fonte:Rita Escobar/Imprensa FIGTF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edição histórica de 45 anos do Festival começa hoje

A partir das 17h, a edição histórica do 45º Festival de Cinema de Gramado estará oficialmente aberta. A cerimônia de abertura acontece na...