Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

9º Dia Municipal de Oxóssi homenageia a Umbanda e defende a tolerância

O 9º Dia Municipal de Oxóssi e Zélio Fernandino de Moraes, celebrado na tarde deontem, no Parque Municipal Getúlio Vargas, teve homenagens, ritos, manifestações de cultura popular, contra o preconceito e a discriminação. Centenas de pessoas de Canoas e outras cidades da Região Metropolitana participaram das homenagens ao "guerreiro de uma flecha só", considerado patrono da linha dos caboclos. Zélio de Moraes é fundador da Umbanda, em 15 de novembro de 1908, no Rio de Janeiro.
O evento foi instituído pela Lei Municipal 5.050, de 4 de dezembro de 2006 e faz parte do calendário oficial do município. O projeto é de autoria do então vereador Nelsinho Metalúrgico, atualmente deputado estadual, que participou das atividades. 
A programação foi aberta às 16h30, com apresentação de capoeira com o grupo Angola Tradição, de mestre Bira, acompanhado de outros mestres.

"Patriarca da Umbanda":

O troféu "Patriarca da Umbanda" foi entregue a lideres umbandistas que desenvolvem trabalhos sociais e pela valorização das religiões de matriz africana. O prefeito Jairo Jorge entregou o troféu a Darci Dias da Silveira, do Centro de Umbanda Mãe Maria.
O deputado Nelsinho Metalúgico fez a entrega a Pai Flávio de Oxum, de Sapucaia do Sul. Nélson Gomes Fernandes, do Centro de Umbanda Pai José de Aruanda, recebeu o troféu do vereador Paulinho de Odé. Após, apresentou-se a escola de samba Nenê da Harmonia.
Ao som dos tambores dos alabês e de cânticos umbandistas, o ato foi encerrado com uma roda de Umbanda, com a participação de dezenas de integrantes de centros umbandistas. 
O evento foi realizado pela Coordenadoria Municipal das Diversidades, em parceria com o Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana (FORMA/RS), a Associação Universalista Luz de Aruanda, a Associação do Movimento de Ação Afro-Umbandista pela União dos Axés (Uniaxés) e a Associação dos Umbandistas de Canoas.


Força da religião:

O prefeito Jairo Jorge afirmou que para enfrentar o preconceito é preciso visibilidade, tolerância e parceria. Para ele, a força da religião traz a paz e a tolerância, mas observou que muitos ainda querem calar as expressões religiosas. Falou, ainda, da importância da Coordenadoria das Diversidades, criada em seu governo para "representar a voz de cada um".
Manifestaram-se, ainda, o secretário especial das Diversidades, Rogério Ambieda, o Tigre; o presidente da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Estado do RS (Fauers), Éverton Alfonsin; o representante do Comitê Estadual do Povo de Terreiro e coordenador estadual do Renafro Saúde, Babadiba de Iemanjá; e o vereador Paulinho de Odé. Todos defenderam o respeito à diversidade de credo e religião, afirmando que isso é praticado em Canoas, por meio de políticas públicas. Também participou do evento a vice-prefeita Beth Colombo.


Fonte: Eloá da Rosa Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...