Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Fifa define cabeças de chave para a Copa de 2014

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, teve os primeiros traços de seus futuros grupos desenhados hoje. Em evento realizado nesta tarde, na Costa do Sauipe, Bahia, foram definidos os critérios e a consequente divisão das seleções nos quatro potes do sorteio das chaves, a ser realizado nesta sexta-feira, a partir das 14 horas (de Brasília). E a notícia mais temida ainda não foi confirmada pela Fifa: a França, que incialmente ficaria em um pote diferente do dos europeus, correndo o risco de formar uma chave com três campeãs mundiais, não necessariamente será separada das outras seleções do Velho Continente.
Conforme informou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, o pote 4 - que contará com as seleções da Europa, com exceção das cabeças de chave - terá, a princípio, nove equipes, e não oito, como de costume. O pote 2, que terá os selecionados da África além de Chile e Equador, por sua vez, só contará com sete seleções. No momento do sorteio, porém, ambos ficarão com oito equipes, já que, segundo Valcke, na parte inicial do sorteio haverá a extração, também de maneira aleatória, de um dos europeus do pote 4 para o pote 2.
Este 'pré sorteio' foi definido pela Fifa para tentar evitar a inédita formação de um grupo com três campeãs mundiais. Isto porque, de acordo com os critérios utilizados no sorteio do último Mundial, na África do Sul, formava-se um pote com oito seleções europeias, e outro com cinco africanos, dois sul-americanos e o pior ranqueado do Velho Continente. Se isto fosse seguido à risca pela entidade para 2014, o pote 2 teria a França, que poderia, então, formar um grupo ao lado de Brasil e Itália, por exemplo.
Ao anunciar este mecanismo inédito para o sorteio do torneio a ser realizado no Brasil, a Fifa mantém um eruopeu ao lado de africanos e dois sul-americanos, mas deixa 'à mercê da sorte' a esolha de qual deles terá a chance de cair em um grupo teoricamente mais complicado. Além disto, para evitar dois sul-americanos ou três europeus na mesma chave, Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia obrigatoriamente receberão a seleção europeia sorteada para mudar de pote. Um novo sorteio definirá qual delas receberá mais um europeu.
O evento que definirá a formação dos grupos da Copa de 2014, no Brasil, será realizado nesta sexta-feira, a partir das 14 horas (de Brasília), na Costa do Sauipe, Bahia. Segundo os critérios da Fifa, seleções do mesmo pote não podem integrar a mesma chave. Além disto, equipes do mesmo continente não poderão figurar no mesmo grupo, com exceção dos europeus, que, como possuem 13 vagas para o Mundial, poderão ter companheiros do mesmo território na primeira fase. O limite, no entanto, é de duas seleções do Velho Continente.

Confira como ficaram os potes do sorteio da Copa do Mundo de 2014, no Brasil:

Pote 1

Brasil
Argentina
Colômbia
Uruguai
Holanda
Espanha
Alemanha
Suíça

Pote 2

Equador
Chile
Costa do Marfim
Camarões
Gana
Nigéria
Argélia
(Europeu sorteado do pote 4)

Pote 3

Japão
Austrália
Irã
Coreia do Sul
Estados Unidos
México
Costa Rica
Honduras

Pote 4

Rússia
Inglaterra
Holanda
Bósnia-Herzegovina
Itália
Grécia
Portugal
Croácia
França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solenidade Militar pelo Dia do Exército Brasileiro

O Comando Militar do Sul realiza nesta tarde em Porto Alegre no 3 RCG, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército.  A data de 19...