Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

PRÊMIO LÍDERES & VENCEDORES 2013

Os presidentes da Federasul, Ricardo Russowsky, e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pedro Westphalen, anunciaram hoje, os agraciados da 19ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores.
Promovido em conjunto pelas duas entidades desde 1995, o Prêmio tem por objetivo valorizar o sucesso e destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o Rio Grande do Sul. As Comissões indicadoras e julgadoras escolheram quinze personalidades e projetos nas categorias empresarial, política, cultural, comunitária e educacional.
O presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, destacou a importância do prêmio e o alto nível dos premiados. O presidente da Assembleia, Pedro Westphalen, acrescentou que os vencedores demonstraram persistência, talento e determinação.

Os agraciados com o Prêmio Líderes & Vencedores 2013 são os seguintes:

Mérito Político
Frederico Antunes
Germano Rigotto
Pepe Vargas

Sucesso Empresarial
Cooperativa Piá
Telmo Costa
Vinicola Lídio Carraro

Destaque Comunitário
Cataventus – Ação de Integração Social e Cultural
Via Vida
Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional

Expressão Cultural
Tania Rösing
Theatro Sete de Abril
Santander Cultural

Referência Educacional
Marli Fiorintin
Mônica Timm de Carvalho
Orquestra de Flautas

Regulamento:

Pela rigidez dos critérios, imparcialidade e pluralidade que marcam o processo de escolha, os 15 premiados são referenciais para a sociedade gaúcha, por sua força empreendedora, dignidade política, criatividade ou desprendimento social. A essência do Líderes & Vencedores tem como lastro a representatividade dos premiados.
Para definir os agraciados do Prêmio Líderes & Vencedores foram instituídas as comissões Coordenadoras, Indicadoras e Julgadoras. Em cada categoria, uma Comissão Indicadora, formada por jornalistas e personalidades da área, elabora uma lista de nomes para concorrer ao prêmio. A partir dessas indicações a Comissão Julgadora, constituída por premiados em edições anteriores e personalidades destacadas em sua atividade, seleciona os agraciados.
A Comissão Coordenadora de cada categoria orienta e supervisiona o processo, além de acompanhar as reuniões das Comissões Julgadoras. Todas as etapas são verificadas pela empresa de auditoria Moore Stephens.

As cinco categorias do Prêmio Líderes & Vencedores 2013 são as seguintes:

MÉRITO POLÍTICO - Busca premiar os políticos, seja qual for a esfera de governo, que ofereçam ao povo gaúcho um exemplo de abnegação pública e competência.
DESTAQUE COMUNITÁRIO - Destaca lideranças e/ou projetos sociais ou de natureza comunitária que contribuem decisivamente para a melhoria do nível de vida da população gaúcha.
SUCESSO EMPRESARIAL - Ressalta as empresas que construíram um percurso com êxito no desempenho de seu negócio ou, lideranças que atuam concretamente para melhorar as condições de operação das empresas do Rio Grande do Sul.
EXPRESSÃO CULTURAL - Presta seu reconhecimento a artistas, intelectuais e promotores culturais que contribuem de forma significativa para o enriquecimento cultural da comunidade gaúcha.
REFERÊNCIA EDUCACIONAL – Valoriza as ações na área de educação que agregaram conhecimento, promoveram a inclusão social e se destacaram pela metodologia adotada.
São selecionadas 12 (doze) pessoas físicas, jurídicas ou projetos, três em cada categoria, para receber o prêmio.

A solenidade de entrega do Prêmio Líderes & Vencedores 2013 está marcada para o dia 28 de novembro , às 19h30min, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

 Os agraciados da 19ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores receberão a escultura Magis, criada pela artista plástica Angela Pettini -, tem o nome originado no latim, com o significado de “mais”. Termo usado pelos jesuítas, magis dá a ideia de aumento, grandeza e superioridade, representando a busca e o alcance a mais realizações, aspirações e inspirações, de acordo com a criadora da obra. Esse é o terceiro modelo de troféu usado no prêmio Líderes e Vencedores, em substituição à estátua Dafne, criação do uruguaio Gustavo Nakle que, por sua vez, deu lugar às cabeças de Bez Batti.

Objetivo do prêmio:

 A valorização do sucesso é o principal objetivo do Prêmio Líderes & Vencedores. Foi este ideal que moveu a Assembleia Legislativa e a Federasul a criá-lo, em 1995. Pelo décimo nono ano consecutivo, os acertos e os êxitos de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores de um Estado melhor foram identificados, julgados e premiados.
 Mais do que uma homenagem, o Prêmio Líderes & Vencedores distingue para o reconhecimento da sociedade as ações que verdadeiramente servem de exemplo, em cada uma das categorias de abrangência. A meta não é a reverência gratuita, mas sim apontar o premiado como um exemplo capaz de despertar novas ações relevantes.
A edição de 2013 do Prêmio Líderes & Vencedores cumpriu seu compromisso de consolidar as missões da Assembleia Legislativa e da Federasul, confirmando o êxito das edições anteriores e referendando o acerto de uma postura de valorização do sucesso.
O Prêmio deste ano conta com o patrocínio das empresas: Ipiranga, Sicredi, Aplub, Banrisul, Brasken, Icatu, Gerdau, Banco do Brasil e Certisign.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...