Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Festival do Turismo de Gramado registra 14 mil visitantes

O Festival do Turismo de Gramado, realizado de 7 a 10 de novembro, é um dos maiores da América Latina em um dos setores que mais crescem no Brasil. Os números da 25ª edição apontam 14 mil visitantes profissionais (agentes e operadores de viagens, hoteleiros, imprensa e representantes em geral), com 2.500 expositores numa área de 17 mil metros quadrados. Segundo estimativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) repassada à Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e divulgada durante o festival, em termos de empregos gerados o turismo respondeu por 4,2% dos postos de trabalho gaúchos em 2009 e em 2012 esse valor teria passado para 4,5%. Do PIB do RS, 3,3% provêm do turismo, gerando um valor de R$ 8,4 bilhões. O Estado contribui com 6% do PIB turístico brasileiro (cujo valor é R$ 139,8 bilhões) e em termos do total nacional de postos turísticos de trabalho a contribuição é de 5,7%. 
"O Festuris é um fator de desenvolvimento para o turismo gaúcho e em volume de negócios é um dos mais significativos do país. Além de transmitir autoconfiança aos empresários da região, o festival de Gramado também é um ponto de encontro do Mercosul, com todos os benefícios econômicos e culturais que isso significa", destaca a titular da Setur, Abgail Pereira. A secretária, que recebeu varias homenagens durante o festival, como Amiga do Turismo, do próprio Festuris, o Personalidade do Turismo pela ABEOC e ABIH e o Prêmio Brocker, da Brocker Turismo, lembra que o evento contribui também para o bem-estar social, pois trata-se de um potente promotor da nossa cultura, realimentando assim um círculo virtuoso. 
Ao fazer um balanço do Festuris, a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Anita Pires, disse que o setor de turismo de negócios vive um momento único e positivo, e este evento mostra a força dos eventos corporativos na economia mundial, tanto que cresceu 14% apenas em 2013. O presidente da seção gaúcha da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Danilo Martins, deu ênfase ao congresso e as capacitações do Festival. "O nível de informação e de organização do evento são espetaculares. As palestras e salas de capacitações sempre apresentaram informações pertinentes e assuntos visionários no nosso setor turístico, isso tudo abordando sempre o lado profissional do segmento". 
A secretária Abgail destaca que o turismo foi percebido pelo poder público há pouco tempo. "O Ministério do Turismo tem apenas 10 anos. O nosso papel de poder público é induzir e acelerar esse crescimento". Ela disse que a Setur organizou a primeira Conferência Regional do setor, o primeiro Plano Diretor com a realização de algumas demandas dele, programas prioritários de fomento para infraestrutura, qualificação de serviços, promoção e apoio à comercialização de produtos e destinos. "Criamos também o primeiro marco legal para uma política pública permanente, aprovando a Lei do Turismo do Estado, que consolida o sistema de gestão, o Plano Diretor do Turismo e institui a marca turística Rio Grande do Sul - Um Grande Destino. É um legado de longo prazo", conclui Abgail 
A Setur-RS organizou a participação do RS, que pela primeira vez foi Estado Anfitrião do Festuris, vitrine disputada por todas as unidades da federação. Em razão disso, realizou na noite de abertura do evento a Festa das Festas, reunião de atrações de representações de festivais e eventos turísticos de diferentes portes de várias regiões gaúchas, que foi bastante elogiada pelo público do Festuris. Essa oportunidade resultou do bom momento do turismo gaúcho, como demonstra o estudo da FGV, entende Abgail. A secretaria ainda realizou capacitação para agentes estrangeiros, lançou o projeto do Comitê MICE (Meeting Incetives Congress & Events), e o novo site. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...