Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Comissão vai resgatar importância dos negros na Revolução Farroupilha

O governador Tarso Genro assinou o decreto que institui a Comissão Estadual Alusiva aos 170 anos da Batalha de Porongos, ocorrida em 14 de novembro de 1844. O objetivo é salientar a importância, o comprometimento e a  bravura dos Lanceiros Negros com a causa farroupilha, mostrar a invisibilidade da comunidade negra na história do Estado e valorizar usa contribuição para a construção da identidade gaúcha.
A criação da comissão, que está alinhada ao compromisso do Estado com a diversidade étnico-racial -  será coordenada pela  Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Uma das tarefas será gerenciar a programação alusiva ao tema; recomendar  a elaboração de estudos e pesquisas; incentivar a realização de campanhas relacionadas ao melhor entendimento da batalha de Porongos; ressaltar a relevância  da comunidade negra na Guerra Farroupilha e do combate ao racismo e a invisibilidade negra na cultura.
A comissão será composta por membros do Gabinete do Governador; Procuradoria Geral do Estado e Secretarias de Educação, Cultura, Segurança Pública, Justiça e dos Direitos Humanos e Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Poderão integrar convidados do Movimento Negro Unificado, União de Negros pela Igualdade, Movimento Quilombista e Organização de  Mulheres Negras (Maria Mulher).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...