Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Ativistas do Greenpeace presos chegam a São Petersburgo

O trem com os 30 ativistas do Greenpeace, incluindo a bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, de 31 anos, detidos na Rússia por um protesto em uma plataforma de petróleo no Ártico chegou hoje a São Petersbugo. "O trem chegou. Há uma multidão de jornalistas na plataforma", anunciou a organização em sua conta no Twitter.
Procedente de Murmansk, o trem entrou na estação Ladojski de São Petersburgo pouco depois do meio-dia (horário local). O último vagão foi separado do restante do comboio e levado para um local afastado da estação, onde os jornalistas não têm permissão de acesso. Os presos devem ser levados de caminhão para um centro de detenção.
O Comitê de Investigação da justiça russa anunciou ontem  a transferência e explicou que a partir de agora o caso dos 30 ativistas está sob da jurisdição de São Petersburgo, que tem um inverno menos rigoroso que Murmansk. O serviço penitenciário russo também confirmou a transferência, mas não informou os novos centros de detenção dos ativistas.
Os 30 tripulantes do navio "Artic Sunrise" do Greenpeace, de 18 países diferentes, foram detidos em setembro e colocados em detenção provisória em Murmansk após uma ação em uma plataforma da Gazprom no Mar de Barents para denunciar os riscos ecológicos da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...