Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Serviço de Atendimento Especializado oferece teste rápido para HIV/AIDS

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal da Saúde oferece de forma gratuita teste rápido para casos de HIV/AIDS e sífilis .
O exame rápido é feito da seguinte forma: o paciente coleta uma amostra de sangue com um pequeno furo no dedo, que é submetida a um reagente químico. Se o resultado for positivo, é feito um novo teste para confirmação e o paciente é atendido pela equipe de psicólogos que explica o resultado e faz o acompanhamento para atendimento na rede .
O exame ,que dura em torno de 15 minutos, é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa a partir dos 12 anos, precisando apenas a apresentação de um documento de identificação.
O CTA fica na rua Frei Orlando, 141 no Centro. O teste pode ser feito de segunda a sexta-feira no horário das 08h às 16h.
Em caso de resultado positivo para HIV o paciente é encaminhado para atendimento na rede. Em caso positivo para HIV e sífilis o tratamento pode ser feito no SAE.
O SAE (serviço de atendimento especializado) conta com uma equipe de infectologistas, clínicos gerais especializados em HIV/AIDS , ginecologista, pediatra, nutricionista, dentista, assistente social, equipe de enfermagem e equipe de psicólogos. O CTA ( centro de testagem e aconselhamento) tem uma equipe de psicólogos que acompanha o pré e o pós-exame, independente do resultado, já que o principal desafio é vencer o tabu que cerca o tema.
Segundo a Coordenadora do programa DST/AIDS , Aneara Schons a falta de informação, preconceitos sociais e religiosos e resistência em fazer o exame são frequentes com o temor do resultado positivo.
Canoas tem hoje 2108 pacientes portadores do vírus HIV e 1082 pacientes que fazem uso de medicação ARV.
O trabalho de prevenção também é realizado com palestras nas escolas para adolescentes, central de atendimento para esclarecimentos e a distribuição de preservativos para profissionais do sexo em abordagens nas ruas.
A partir do segundo semestre algumas UBS ( unidade básica de saúde) do município também vão oferecer o teste rápido para HIV AIDS .
Para mais informações ligue (51) 3472 1074 SAE CTA.

Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...