Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Centros de Economia Solidária são inaugurados na Guajuviras e Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas, em parceria com o Centro Universitário La Salle, a Région de Murcia na Espanha, e a Fundación La Salle de Madrid, inaugurou hoje, dois Centros de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES). O primeiro a ser inaugurado foi no CCPES Serviços (Rua Curumim, 435, Guajuviras) e depois, por volta das 11 hs, no CCPES Artesanato e Confecção (Avenida Rio Grande do Sul, 3462, Mathias Velho).
"Queria saudar todos os homens e mulheres que acreditam nesta política da economia solidária. É uma prática que está ajudando a mudar vidas, e que sempre acreditamos. E tão logo assumimos em Canoas, recebemos o Unilasalle e formalizamos esta parceria", disse o prefeito Jairo Jorge, que ainda completou: "Para trabalhar com economia solidária tem que ter mais que técnica, é preciso paixão, e aqui temos de sobra. Economia solidária gera emancipação, sustento para as pessoas. Aqui não construímos prédios, construímos sonhos".
O Reitor do Unilassalle Campus Madri (Espanha), Irmão Pedro Luiz Rodriguez Alvarez, ressaltou a importância das parcerias como esta para o desenvolvimento das comunidades. "Estamos aqui para mudar realidades, e este esforço de várias instituições e pessoas demonstra que isto é possível. E sempre que muitos unem esforços em prol do desenvolvimento a realidade se transforma e a vida melhora", falou Rodriguez. O secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, ressaltou a nova economia que se forma a partir destas iniciativas. "Este momento só é possível porque todos aqui compreendem a importância desta nova forma de criar redes onde as próprias pessoas se apropriam da realidade para transformá-la. Isto aqui não é de graça, é o esforço da prefeitura e destas instituições que compreenderam isto", disse Dziedricki.
Também participaram das inaugurações a vice-prefeita, Beth Colombo; do secretário de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Eltamar Salvadori; o presidente da Câmara de Vereadores, Dario da Silveira; o reitor do Unilassalle, Irmão Paulo Fossati; o provincial da rede La Salle Brasil/Chile, Irmão Jardelino Menegat; o Subprefeito da Região Nordeste, Edmilson Tresoldi; o Subprefeito da Região Noroeste, Aparício Lafayete; e do diretor de economia solidária da SMDE, Adair Barcellos.

Função dos CCPES:

Os CCPES terão a função de capacitar pessoas que estão nos bairros, além de servir de atelier de produção. A partir da inauguração serão cerca de 300 pessoas atendidas por semestre em cada um dos locais em cursos de cerâmica, kirigami (recortes), serigrafia, bordados, crochet, tricot, alimentação, construção civil, serviços na área de rstaurantes e hotelaria com vistas a Copa de 2014.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SC extingue cotas raciais em universidades estaduais

 O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou ontem a lei que extingue as cotas raciais em universidades públicas estaduai...