O Levantamento para Índice Rápido de Aedes Aegypti vai ocorrer até sexta-feira, 18, e vai visitar mais de 4 mil domicílios, entre residências e comércio. O Objetivo é identificar larvas do mosquito responsável pela transmissão da dengue. Neste ano, Canoas registrou dois casos importados (ou seja, que não foram contaminados no município). De acordo com a Vigilância em Saúde, a população do mosquito Aedes está pulverizada em diversos pontos da cidade, mas não há insetos contaminados. "Este trabalho de levantar o índice de larvas quer justamente prevenir o contágio do mosquito para que não seja transmissor da doença e é nesse sentido que a população precisa fazer a sua parte", diz Judith Vasconcellos, diretora da Unidade de Vigilância em Saúde. Em alguns bairros, além da visita de rotina os agentes de endemias estão fazendo tratamento de água para, em caso de necessidade, eliminar a larva. Lembre-se sempre que os agentes de endemias estão identificados com coletes onde o vetor do mosquito está bordado na parte de trás e sempre apresentarão crachá de identificação antes de entrar na sua casa ou no seu comércio. Em cada visita, os agentes recolhem amostras de água no pátio e questionam os moradores sobre acúmulo de água, principalmente limpa, em outros pontos da área pesquisada. O Ministério da Saúde orienta a população sobre as maneiras de se prevenir desta grave doença, que pode levar à morte. Confira quais são:
MEDIDAS PARA EVITAR PICADA DE MOSQUITO
* Espirais ou vaporizadores elétricos: devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.
* Mosquiteiros: devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.
* Repelentes: podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.
* Telas: usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.
MEDIDAS PARA ELIMINAÇÃO DOS LOCAIS DE REPRODUÇÃO DO MOSQUITO
* Tampar os grandes depósitos de água: a boa vedação de tampas em recipientes como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos.
* Remover o lixo: o acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar sua remoção pelo serviço de limpeza pública - ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.
* Limpar os recipientes de água: não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas. Isso vale, principalmente, para os potes de água dos bichinhos e os recipientes para coleta de água de vasos de plantas, por exemplo.*
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
* fonte: Ministério da Saúde
Fonte:Secom/PMC
Juramento do Jornalista
Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SC extingue cotas raciais em universidades estaduais
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou ontem a lei que extingue as cotas raciais em universidades públicas estaduai...
-
O governo do Rio Grande do Sul lançará, no dia 17 de dezembro, o novo projeto “CTG na Escola”, iniciativa voltada à valorização da cultura g...
-
O Rei Charles III e o papa Leão XIV protagonizaram hoje um momento histórico ao realizarem uma oração conjunta na Capela Sistina, o primeiro...
-
A Câmara dos Deputados decidiu cassar os mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem. A decisão foi tomada por meio da Mesa Diretora ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário