Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

V Procissão em homenagem a S.Jorge e Ogum

São Jorge (como é chamado de pelos católicos) e Ogum (como é denominado pelos africanistas) levou hoje milhares de pessoas a uma demonstração de fé pelas principais ruas do Centro de Canoas na noite de ontem. Com velas acesas e com a planta Espada de São Jorge em mãos, os fieis evocaram a figura do Santo Guerreiro. Durante uma hora e meia, a procissão percorreu a Rua 15 de Janeiro, após sair da Praça do Avião. Depois de passar pela rua principal rua do Centro, o cortejo chegou ao Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, onde a imagem de São Jorge foi levada ao interior do local.
Acompanhou também a V Procissão o Deputado  Canoense Nelsinho Metalurgico,a vice-prefeita e secretária da saúde Beth Colombo,acompanhada pelo seu esposo Francisco Biazus,diretor do Banrisul Armazens Gerais.
Na cerimônia, o coordenador da Coordenadoria das Políticas da Diversidade, Luiz Antônio Indas, afirmou que a procissão teve o principal objetivo de acabar com o preconceito frente às religiões, sejam elas quais forem. "Queremos promover a tolerância, o respeito a qualquer manifestação. Só isso promove uma cultura de paz", ressaltou. Aos presentes, o presidente da Federação Afro-Umbandista Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS), Everton Alfonsin disse que é preciso manter sempre esta dedicação viva. "Não podemos permitir que a religião esmoreça, precisamos lutar para que sempre fique viva em nossos corações".
O prefeito Jairo Jorge lembrou que desde 2009 a coordenadoria das diversidades existe para promover esta manisfestação sem perseguições ou desrespeito. "Uma comunidade precisa seguir com fé, humildade e sabedoria. Canoas é um município de pessoas trabalhadoras e essas diretrizes ajudam a construir uma cidade". Jairo também lembrou a construção do Parque das Oferendas, um projeto pronto e que será em breve colocado em prática no bairro Niterói. "Será mais um espaço para as oferendas e para as manifestações religiosas tão importantes para a nossa população", destacou.
Na cerimônia, Mãe Jô e Vó Dina, duas figuras importantes da religião africanista de Canoas foram homenageadas com trofeus e flores, em agradecimento a dedicação de ambas na comunidade.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...