Juramento do Jornalista

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Um mês de teleagendamento em Canoas: mais de 42 mil consultas marcadas

 Hoje completa um mês de funcionamento do Sistema Canoas Saúde de teleagendamento de consultas. Aproveitando a data, o prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo e o recém empossado secretário de saúde Leandro dos Santos revelaram os números do balanço dos primeiros trinta dias: 42.523 consultas básicas marcadas com médico da saúde da família, pediatras, ginecologistas e dentistas; 9.953 consultas especializadas agendadas; 14.502 pessoas com um ou mais exames marcados e 50.356 ligações ao Sistema. De acordo com o prefeito, houve uma demanda muito grande de procura de pacientes que por algum motivo não iam ao médico. "Tivemos um acréscimo de 7 mil pacientes a mais no mês. Muitos deles não conseguiam ir para a fila no sistema antigo e agora estão frequentando o consultório". Jairo lembrou ainda que o cidadão tem o teleagendamento à disposição, mas em casos de urgência e emergência não pode e nem deve esperar pelo atendimento. "Quem não estiver se sentindo bem, seja morador ou não de Canoas, pode procurar uma das Unidades de Pronto Atendimento - UPA - ou o Hospital. A marcação pelo 0800 é apenas para consultas de rotina", ressaltou.
O município é o primeiro e único do país a agregar três melhorias na área de gestão da saúde de forma integrada: o teleagendamento para consultas básicas, a marcação on line de consultas especializadas e exames e o prontuário eletrônico. O teleagendamento funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h e o cidadão pode ligar de qualquer telefone, seja ele fixo na residência, público (orelhões) ou celular pré e pós pago. A ligação é totalmente gratuita - independente do tempo ao telefone - e o número é 0800 6470 156. Todas as ligações são gravadas para controle do sistema, evitando fraudes ou trotes. O sistema de teleagendamento acaba com as filas e dá mais comodidade ao cidadão, já que ele pode fazer sua ligação de qualquer telefone, sem custos por isso e marcar sua consulta no conforto de casa. Além disso, o sistema utilizado para o teleagendamento é de alta tecnologia. São 28 atendentes por turno e 60 posições de linhas digitais para receber simultaneamente as ligações, além de 11 reguladores que fazem a distribuição da agenda de especialistas e de exames.
Fonte:Secom/PMC

Um comentário:

  1. Parabéns pelo agendamento e os atendimentos? Agendar é uma coisa, mas o tempo de espera? Quanto tempo? Contratar mais médicos não seria uma solução mais viável? Alugar salas, telefonistas, computadores, melhoram agendamento, entretanto para saúde "atendimento" não deveria ser prioridade? Mais médicos não resolveriam mais do que agendamentos?

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