Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Copir reúne líderes e ativistas no Dia contra a Discriminação Racial

"Este momento simboliza a luta contra todo o tipo de preconceito". Com essas palavras a coordenadora Municipal das Políticas para Igualdade Racial (Copir), Maria Aparecida Mendes, a Cida, definiu o evento em comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, realizado nesta quarta-feira, 21, na Câmara de Vereadores de Canoas.
No encontro foram discutidos principalmente a formação da conscientização,  respeito ao próximo e a criação da educação contra a discriminação. "É trabalhar a valorização do ser humano, independe da sua raça, cultura ou da sua crença. É a luta pela igualdade", enfatizou a coordenadora Cida.
Palestraram na solenidade a presidente da Associação de Mulheres Ciganas, Lori Emanoela, a escritora e professora de História, Ancila Dani Martins, representante da Sociedade Palestina, Sales Baja, representando o senador Paulo Paim, Manoel Fernando da Silva, representantes do Grupo Inter-religioso de Diálogo da Unisinos, Inácio José Spohr e Dolores Dornelles. Participaram também ativistas, grupos e líderes afro-brasileiros, palestinos, ciganos e indígenas.

Origem da data:

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU - Organização das Nações Unidas - instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...