Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Tai Chi Chuan amplia opções saudáveis no Parque do Corvo

O clima de silêncio e concentração predominou nesta manhã , durante a aula inaugural de Tai Chi Chuan, realizada em uma das quadras de esporte do Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. Cerca de 20 alunos de diferentes idades participaram dessa atividade, que integra o Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS), desenvolvido pela Secretria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Além de frequentadores habituais do local, prestigiaram a aula o titular da SMEL, Antônio Dedomenico. "Estamos trabalhando para ampliar o acesso, a perspectiva é que esse público deve crescer muito", afirma. Para o diretor Lazer e Recreação da secretaria, Jean Paim, por meio do PLAFS a Prefeitura de Canoas oferece à população dez modalidades diferenciadas, em pontos descentralizados, sendo que em todos os locais há ginástica localizada. "Atualmente, esse programa atende cerca de 1.500 pessoas por mês. E todas essas atividades têm em comum a qualidade de trabalhar, combinadamente, o corpo e a mente", observa.

Receptividade:

Os programas desenvolvidos pela SMEL atende a público e objetivos diversos. Para a aluna Fernanda da Rocha Luz, 26 anos, a opção tem a ver com o retorno obtido em seu estado emocional. "Me sinto mais tranquila e com melhor disposição", declara. A forte presença de idosos nessa aula inaugural também demonstra a flexibilidade do Tai Chi Chuan para as diferentes idades. "Faço porque gosto, e também porque me sinto melhor", declara Nélia Medeiros Braga, de 68 anos. As aulas de Tai Chi Chuan no Parque Getúlio Vargas são ministradas nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h e terça e quinta das 8h às 9h.

Benefícios:

O Tai Chi Chuan é uma prática milenar chinesa, que visa a harmonia do homem com a natureza. De acordo com os princípios da medicina chinesa, da qual o Tai Chi faz parte, a prática desses movimentos pode prevenir e até ajudar na cura de patologias como reumatismos, artrites, artroses e outras doenças causadas pela má circulação. Além disso, equilibra a pressão arterial e corrige naturalmente a postura. Também pode beneficiar pacientes com fibromialgias.

O PLAFS:

O Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS) é desenvolvido pela SMEL, com atividades físicas gratuitas. Adultos e idosos podem praticar diversas modalidades, como ginástica localizada e caminhada orientada, em 11 locais, com orientação de estagiários e profissionais de educação física. Apenas em 2011, o programa realizou 63.087 atendimentos.
Para ministrar o Tai Chi Chuan no PLAFS, a professora municipal Rosaura Coronet foi liberada pelo governo municipal para uma capacitação na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC). "Diferente da ginástica, o Tai Chi Chuan envolve a dimensão interna do corpo", explica. A gerente de projetos da SMEL, Maria Elisete Perroco, observa que essa modalidade enriquece as opções oferecidas a população e acentua que essa foi uma demanda correspondida. "É o resultado de uma soma entre o interesse de servidores em se capacitar para esse fim, a boa vontade da administração e a resposta positiva da comunidade", comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...